PRÓ-TV


MAURO ALENCAR


Mauro Alencar nasceu na capital paulista, em 1962. È um apaixonado pela televisão, tendo-se tornado em especialista renomado no assunto.

Seus primeiros estudos foram em colégio da ordem agostiniana. Dedicou-se e humanidades e literatura. Muito bom aluno, logo começou a perceber em si sua paixão.pela televisão. Começou a se apaixonar, ao assistir o seriado: “Perdidos no Espaço”- “ Lost in Space). E a seguir,assistindo as novelas de Janete Clair, Dias Gomes, Ivani Ribeiro, Bráulio Pedroso, Jorge Andrade, Lauro César Muniz, Cassiano Gabus Mendes e outros, que , em verdade, são os mestres da teledramaturgia brasileira. Mauro resolveu dedicar todos seus estudos ao tema. Estudou na Universidade de São Paulo-USP- e é mestre e doutor em Teledramaturgia Brasileira e Latino Americana.

Mauro Alencar tem, em seu poder, o maior acervo de telenovelas, tem muitas horas em capítulos, tem trilhas sonoras, páginas de textos e tem também roteiros.

Ele é uma autoridade no assunto. É uma das maiores autoridades em telenovelas do mundo.

Dá entrevistas, palestras, informações, assessorias, enfim, tudo o que lhe é solicitado, além de ser também professor. Em 2009, a convite de Boni, o José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, integrou o grupo de professores que deram o Curso de Capacitação Profissional em TV Digital e Mídias Eletrônicas.

Por seu grande acervo e seu profundo conhecimento, foi convidado a conhecer a Televisa e a TV Azteca( do México); a Telemundo ( de Miami); a Telefe( da Argentina); a RCN- TVN( do Chile); a CRT( de Cuba). Prestou assessoria ás maiores emissoras do Chile, como a TVN- Televisão Nacional do Chile e á Universidade Católica, que é o Canal 13, do Chile.

Desde 1992, Mauro é Consultor e Pesquisador da Rede Globo de Televisão.. Dá aulas de teledramaturgia, na Oficina de Atores da Globo. Também aulas sobre como ser autor, ator, produtor e diretor. Dá aulas para todas as atividades profissionais, aos alunos interessados.

Mauro Alencar é também colunista e escritor.

É autor do livro: “ A Hollywood Brasileira- Panorama da Telenovela no Brasil”. Para a “Coleção Grandes Novelas”, fez adaptação das novelas: “Selva de Pedra”, Roque Santeiro”, “ Vale Tudo”, “ O Bem Amado”; “ Pecado Capital”. Escreveu ainda: “ Nívea Maria- Uma Atriz Real”.

Como colunista, desde 1999, escreve na revista: “ Minha Novela”, a coluna: “Nossa Novela de Cada Dia”. Entre 2001 e 2003, escreveu para o jornal “Diário de São Paulo”, a coluna: “ História da TV”. Assina uma coluna no Portal da Globo.com.

Em 2010, apresentou o “ Fazendo Novela”, uma série de comentários no site da Globo.

Ele participa de seminários e congressos. É membro da Intercom- Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação da ALAIC- Associacion Latinoamerica de Investigadores de la Comunicacion . Faz ainda parte da LASA- Latin American Studies Association. Da International Academy of Television of Arts & Sciences, em Nova York.

Mauro Alencar colaborou em muitos livros que falam sobre novela, como: “ A Memória da Telenovela Brasileira”, de Ismael Fernandes e o “ Dicionário da TV Globo”. Vai lançar a biografia do grande ator Paulo Gracindo, escrita pelo filho Paulo Gracindo Junior.

Além de ser considerado o “ maior especialista em novelas do Brasil”, Mauro também é muito querido, por ser grande figura humana e muito amigo de seus amigos.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais