MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MAURICE VANEAU


Maurits Victor Van Den Bossche nasceu em Bornen, na região da Antuérpia, na Belgica, em 25 de janeiro de 1926.

Em 1944, inscreveu-se na Academia Real de Belas Artes em Bruxelas, onde se formou em Artes Plásticas, mas queria ser ator e foi para a Escola de Teatro Rideau de Bruxelas, onde estreou em 1948, e lá ele trabalhou por sete anos.  Nessa época adotou o nome artístico de Maurice Vaneau e em 1953, foi estudar arte dramática e direção teatral na Universidade Yale.

Vem para o Brasil em 1955, acompanhando o Teatro Nacional da Bélgica, e conhece o empresário Franco Zampari, que o convida para trabalhar no TBC – Teatro Brasileiro de Comédia, como diretor artístico ao lado de Ziembinski. Ele aceita o convite e em 1956 recebe o prêmio de melhor diretor pelo espetáculo “A Casa de Chá do Luar de Agosto“, concedido pela Associação Paulista de Críticos Teatrais.

Fez história no Teatro ao assumir como diretor geral do TBC e encenar o espetáculo “Os Ossos do Barão”, escrito por Jorge Andrade e exibido no histórico palco do TBC em 1963, que foi um retumbante sucesso de publico, ficando vários meses em cartaz. Veio para o Brasil, em definitivo, em 1961.

Dirigiu também a montagem de “Quem tem Medo de Virginia Woolf?”, original de Edward Albee, estrelada por Cacilda Becker, Walmor Chagas e Lilian Lemmertz, em 1965, no mesmo ano em que se naturalizou brasileiro. Dirigiu outros grandes trabalhos nos palcos brasileiros como “Artimanhas de Scapino”; “O Olho Azul da Falecida”; “Cada Qual no seu Lugar” e “Um Bonde Chamado Desejo”.

Na Televisão, participou da novela “Brasileiras e Brasileiros“, em 1990, no SBT e depois em “Carmem”,  na Rede Manchete, onde interpretou o personagem Dr. Junot.

Ele foi casado duas vezes, a primeira com a cenógrafa belga Marie Claire van Vuchelen, e depois com a  coreógrafa e bailarina brasileira Célia Gouvêa, com quem teve duas filhas, Yara e Vânia.

Maurice Vaneau faleceu em São Paulo, em 24 de dezembro de 2007, aos 81 anos de idade, em consequência de uma broncopeneumonia. 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação