MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARTIM FRANCISCO


Martim Francisco Braz Neto nasceu em Brasópolis, Minas Gerais, em 18 de junho de 1923.

Se mudou criança para a cidade do Rio de Janeiro e foi um dos primeiros atores contratados pela TV Tupi do Rio de Janeiro, onde fez os programas “Variedades Tupi” e “Circo Bom Bril”, passando depois pela TV Rio, nos programas “Só Tem Tantã”; “Feira Mais ou Menos Livre”; “Rio, Te Adoro” e “Noites Cariocas”. Na TV Excelsior participou dos programas “Chico Anysio Show”; “Colé, o Show”; “Viva o Vovô Deville”;  “My Fair Show” e “Times Square”.

Sempre atuou em programas humorísticos e na linha de shows das emissoras cariocas, e seu personagem de maior sucesso na Televisão foi o Padilha do programa “Planeta dos Homens”, comandado por Jô Soares, de 1976 a 1980.

No Cinema participou de mais de 20 películas, tendo estreado em 1955 no clássico de Nelson Pereira dos Santos, “Rio 40 Graus”, mas atuou também em “Brasil Ano 2000″; “O Grande Gozador”; A Filha de Madame Betina”; “Sete Mulheres para um Homem Só”; “O Erótico Virgem” e “O Amante de Minha Mulher”. 

Seus últimos trabalhos na TV foram no programa humorístico “Chico Anysio Show” de 1982 a 1986, e em episódios de “Aplauso”, em 1983/84, ambos na TV Globo.

Martim Francisco faleceu em 26 de agosto de 1989, no Rio de Janeiro, vitimado por um câncer, aos 65 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação