PRÓ-TV


MARTA SUPLICY


O nome completo de Marta Suplicy é Maria Teresa Smith de Vasconcelos Suplicy. Ela nasceu em São Paulo, no dia 18 de março de 1945. É psicóloga de formação, mas é política, foi várias vezes deputada federal por São Paulo, foi prefeita da cidade de São Paulo, foi ministra de Turismo e, em 2011, senadora do Brasil. Marta Suplicy, porém, fez bastante nome, quando foi apresentadora da televisão brasileira, tendo atuado por vários anos na Rede Globo de Televisão.

Marta Suplicy é filha de Luís Afonso Smith de Vasconcelos (filho do terceiro barão de Vasconcelos e neto do industrial Alessandro Siciliano) e de Noêmia Fracalanza. Foi casada por muitos anos com o senador Eduardo Matarazzo Suplicy, de quem teve os filhos: Eduardo, que é o cantor Supla, André e João. Marta casou-se em 1964, mas divorciou-se em 2001, tendo , porém, conservado o sobrenome Suplicy. Casou-se depois com o franco-argentino Luis Favre, mas voltou a se divorciar em 2009.

Marta teve educação primorosa e rígida, pois estudou no Colégio Des Oiseaux, das cônegas de Santo Agostinho, onde fez o ginasial. Depois fez o Colégio Nossa Senhora de Sion, onde, na década de 60, fundou o grêmio da escola e começou a ter atuação política estudantil. Marcou-se contra o regime militar. Em seguida fez Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a PUC e fez pós-graduação na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, formando-se em 1973.

Ela é membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise e da International Psychoanalytical Association, americana. È fundadora do Instituto de Políticas Públicas Florestan Fernandes.

Na década de 80, Marta Suplicy salientou-se, quando foi a criadora e apresentadora de um quadro sobre sexo, no programa ” TV Mulher”, da Rede Globo de Televisão. Ela foi muito aplaudida, mas também por demais criticada pelas conservadoras, como o grupo que se chamava: Senhoras de Santana. Foi a primeira a abordar temas que são polêmicos até hoje, como a união homossexual.

Marta Suplicy é fundadora e presidente do Grupo TVer, que estimula a visão crítica dos telespectadores. Fundou o GTPOS- Grupo de Pesquisa em Orientação Sexual.. E em 2011, foi eleita senadora pelo Estado de São Paulo.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais