MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MÁRIO GENNARI FILHO


Mario Gennari Filho nasceu em São Paulo, em 7 de julho de 1929. E faleceu, em São Paulo, em junho de 1989. Ele era compositor, multinstrumentista, pois tocava acordeom, violão, piano, solovox, e guitarra havaiana. Era ainda professor de música. Em parceria com a acordeonista Rosani M. de Barros, criou um conservatório de acordeom em São Paulo, capital. Fazia rádio e televisão, além de ter gravado inúmeros discos.

Em rádio: Nas décadas de 40 e 50, Mario Gennari tocava nas Emissoras Associadas de Rádio (Tupi e Difusora) e mais tarde: TV Tupi. Ele era um rapazinho novo, educado, fino, que a todos respeitava, e era respeitado e querido por todos.

Na verdade seu início se deu, quando ele tinha apenas 8 anos e foi tocar na Rádio Bandeirantes, no programa do famoso” Capitão Barduino”. Esse famoso apresentador de programas genuinamente brasileiros, sabia das coisas e se encantou com o “ menino prodígio”, Mário Gennaro. Aos 14 anos, Mário já fez sua primeira gravação pela Gravadora Columbia., fazendo dupla de acordeom com Ângelo Genaro. Gravaram as músicas: “Sempre Alegre” e o maxixe” Rã na Frigideira”.

Em 1944, Mário gravou então pela gravadora Continental: “ Deliciosa”. No mesmo ano gravou: “ Os Pintinhos no Terreiro” e “Tutti-Frutti”. Ele continuou pela Continental por muitos anos.

Ao todo gravou 62 discos de 78 rotações( de 1943 a 1963).

Citemos algumas:

“ Um Passeio em Pernambuco”; “ Granada” “;Raio de Sol”;” Tico-Tico no Fubá”;Sorocabna”;” Brasileirinho”;” Aquarela do Brasil”; “ Casinha Pequenina”;” Baião Caçula”;” Chuá-Chuá”; “ O M da Minha Mão”;” Maringá”” Índia”; “ A Voz do Violão”; “Vaya Com Dios”;;” Mira-me”;” Recuerdos de Ipacaraí”; “ Lisboa Antiga”; “ Saudade da Bahia”;” La Violeteira”; “ Baião Caçula”; “ Zingara”; “ Hino ao Amor”; “ Brigas Nunca Mais”( de Antônio Carlos Jobim); E inúmeros outros discos.

Na Rádio Tupi- Difusora, Mário Gennari ficou por 12 nos.

Atuou também em televisão. Na TV Tupi, esteve em muitos programas.

Mário Gennari fez excursões por todo o Brasil.

Ele recebeu várias vezes o “ Roquette Pinto”, como melhor músico do ano. Esse era o prêmio mais importante da época.

Mário Gennari Filho faleceu com 60 anos de idade.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação