MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARINA FREIRE


Marina da Cunha Freire Junqueira Franco nasceu na capital paulista, em 6 de junho de 1910.

Adotou o nome artístico de Marina Freire e atuou no teatro, no cinema e na televisão.

Começou sua vida artística no Teatro, em 1938, quando foi convidada por Alfredo Mesquita a participar da peça “Casa Assombrada”. Depois disso, Marina ajudou a fundar o TBC – Teatro Brasileiro de Comédia, que veio a unir os mais importantes nomes do cenário artístico paulista.

No Teatro ela fez as peças: “A Mulher do Próximo”, de Abílio Pereira de Almeida; “O Banquete”; “O Grito na Lareira”; “Uma Mulher do Outro Mundo”; “O Aventureiro”, “Nick Bar”, “Antígona”; “Arsênico e Alfazema” e “A Margem da Vida”. Por esta peça a atriz recebeu o prêmio Governador do Estado, como a melhor do ano.

Na TV ela atuou em vários teleteatros na TV Tupi,  e fez ainda as novelas “David Copperfield”, em 1958; “A Ponte de Waterloo” e “Estrelas no Chão”, em 1967; “Nino, o Italianinho”, também em 1967; “Toninho On The Rock”, em 1970 e “A Fábrica”, em 1971, todas na TV Tupi.

No Cinema esteve em quase 20 filmes, entre eles,  “Tico- Tico no Fubá”; “A Família Lero- Lero”; “Esquina da Ilusão”; “Sinhá Moça”; “Floradas na Serra”; “Absolutamente Certo”;  “Osso, Amor e Papagaio”; “Macumba na Alta”; “Dona Violante Miranda”; “Casinha Pequenina”; “Noites Quentes de Copacabana”; “A Desforra”; “O Quarto”; “Vidas Estranhas”; “Lua de Mel e Amendoim” e “A Infidelidade Ao Alcance de Todos”.

Marina Freire faleceu em São Paulo, em 02 de maio de 1974, aos 63 anos de idade.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação