PRÓ-TV


MARIA POMPEU


Maria Pompeu nasceu em 27 de outubro de 1936, na cidade do Rio de Janeiro. Ela é atriz, mas foi vedete de teatro de revista. É atriz de teatro, cinema e televisão.Ela foi uma das ” certinhas do Lalau”, que foi uma lista organizada pelo jornalista e teatrólogo Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta.

Maria Pompeu fez muito teatro de revista, quando era jovem e o estilo teatral era moda, no Brasil. Mas anos depois ainda fez teatro. Em 1994, atuou em ” Retratos de Retalhos”, que teve inúmeras apresentações. O grupo, que apresentava o espetáculo, foi convidado para se apresentar no Festival Internacional de Teatro, realizado em Cincinnatti, Estados Unidos. Nesse ano Maria Pompeu ganhou o Prêmio SATEC, por Conjunto da Obra em Teatro.Em 2007, Maria Pompeu fez a peça ” A Vida É Uma Ópera’, texto de Jandira Martini.

Em televisão, a atriz começou em 1969, na Rede Globo, fazendo : ” A Grande Mentira”. Ainda no mesmo ano, fez a novela: ” Rosa Rebelde”. Em 1970, fez: ” Verão Vermelho” e ” Assim Na Terra Como No Céu”. Em 73, fez: ” João da Silva”, que foi transmitido pela TV Cultura e pela Globo. Em 74, fez: ” O Espigão”. Em 75: “Pecado Capital”.Em 77: ” A Sombra Dos Laranjais” e ” Nina”. Em 80: ” Marina”. Em 82: ” O Homem Proibido”.Fez alguns episódios de ” Você Decide”, em 94 e 96.Em 2001, fez: ” Estrela-Guia”. Em 2004: ” Da Cor do Pecado”. Em 2006: ” Pé de Jaca”. Em 2008, a minissérie: ” Queridos Amigos”. e a novela ” Ciranda de Pedra”. Em 2010, a série “Força-Tarefa”. Em 2011, a macrossérie “O Astro”. Em 2012, a novela “Cheias de Charme”. Em 2013, o seriado “Louco por Elas”. E em 2014, a novela “Em Família”. Todos esses trabalhos foram realizados na Rede Globo de Televisão.

Em cinema, Maria Pompeu fez 25 filmes. Começou em 58, e o último que fez, foi em 2005. O primeiro filme em que participou foi: ” Amor Para Três”. Depois: “Boca de Ouro”,”Quero Essa Mulher Assim Mesmo”, “Crime do Sacopã”,”No Tempo dos Bravos”,” O Diabo Mora No Sangue”, ” As Aventuras de Chico Valente”, “O rei da Pilantragem”, ” Os Paqueras”, ” América do Sexo”, ” A Um Pulo da Morte”,” A Penúltima Donzela”, ” Simeão, o Boêmio”, ” O Bolão”,” Pais Quadrados, Filhos Avançados”,” Como Ganhar na Loteria, Sem Perder a Esportiva,” O Pecado de Marta”,” Som Amor e Curtição”, ” Como É Boa Nossa Empregada”,”O Namorador”,” A Rainha do Rádio”, ” O Grande Palhaço”,” A Mulher Sensual”,” O Torturador”,” Ao Sul do Meu Corpo”,” O Homem Nu”, ” O Viajante”, ” Retratos de Retratos” e ” Amor, Feminino Plural”.

Maria Pompeu criou no Instituto Brasil-Estados Unidos, do Rio de Janeiro, o ” Drama Clube”, para leitura de peças teatrais.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais