MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARIA ESTELA


Maria Estela de Oliveira nasceu no interior do estado de São Paulo, em Borborema, em 13 de abril de 1942.

Desde jovem queria ser atriz. Começou em teatro, mas depois passou quase que exclusivamente para a televisão.

O início de sua carreira na Televisão foi em 1965, na TV Excelsior, na novela “O Caminho das Estrelas”. Em 1966, na mesma emissora fez “A Pequena Karen”. Em 1967, “O Tempo e o Vento“, no papel de Bibiana e “O Morro dos Ventos Uivantes”. Em 1968,  estava em “O Direito dos Filhos“.

Em seguida transferiu-se para a TV Record e fez “Ana“, uma das primeiras novelas da emissora, ainda em 1968. A emissora teve uma época de ouro na produção de novelas e em 1969 ela estevem em “Algemas de Ouro” e em 1970, Maria Estela fez a novela “As Pupilas do Senhor Reitor“, substituindo Geórgia Gomide como uma das pupilas, e brilhou ao lado de Márcia Maria, Agnaldo Rayol e Fulvio Stefanini. Em 1971,  esteve em “Os Deuses Estão Mortos” e depois em “Quarenta Anos Depois e “Sol Amarelo“. Em 1972, nessa emissora, fez “O Leopardo” e “Os Fidalgos da Casa Mourisca“.

A atriz foi então para a TV Tupi, e fez em 1973, o sucesso “Mulheres de Areia” de Ivani Ribeiro. Em 1974 foi a vez de “Meu Rico Português” de Geraldo Vietri e “Os Inocentes” de Ivani Ribeiro e em 1975 de “Um Dia O Amor“. Em 1978, participou de “Aritana” e de “Roda de Fogo”.

Em 1980, na Rede Bandeirantes fez “Pé de Vento“, e em 1981, ainda na Band, fez a novela que foi um grande sucesso, “Os Imigrantes”. Em 1982, fez “A Leoa” no SBT e em seguida voltou para a Bandeirantes para fazer “Campeão”. No ano seguinte retornou ao SBT, e participou de “Vida Roubada”.

Em 1990, Maria Estela passou para a Rede Globo de Televisão e fez a minissérie “Boca do Lixo” e a novela “Meu Bem, Meu Mal“. Em 1992, fez “Despedida de Solteiro“.

Em 1994, voltou ao SBT para participar de  “Éramos Seis”, que também fez muito sucesso. Mais uma vez na TV Record, agora em 1997, fez “Canoa do Bagre”. Participou do elenco da primeira versão de “Chiquititas” no SBT.

Em 2000, na TV Record, participa de “Marcas da Paixão” e no SBT faz uma participação especial em “O Direito de Nascer“. Em 2001, no SBT atua em “Pícara Sonhadora” e no ano seguinte está em “Marisol”, e em 2004 atua em “Esmeralda“.

Em 2006, a atriz foi novamente para a Globo e participou da novela “Pé na Jaca”. Em 2009, já no SBT, fez “Vende-se um Véu de Noiva“, e em 2010, na novela “Passione“, da TV Globo, fez uma participação especial.

Em teatro a atriz esteve em “Negócios de Estado” e em 1988 ficou em cartaz por mais de um ano, em São Paulo, com a peça de Juca de Oliveira, “Meno Male“. Quando a peça foi para o Rio de Janeiro, Maria Estela também ficou nela mais um ano em cartaz.

Maria Estela foi casada com o ator Ivan Mesquita, com quem teve um filho, e depois com oo empresário Luiz Carlos Rivera. Ela faleceu aos 75 anos de idade, em São Paulo, em 06 de julho  de 2017, de um câncer na medula óssea, tendo sido sepultada no Cemitério de Congonhas,  na capital paulista.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação