PRÓ-TV


MARIA DELLA COSTA


Gentile Maria Marchioro Della Costa Poloni era o nome completo da atriz de teatro Maria Della Costa. Ela nasceu no estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Flores da Cunha, em 1º de janeiro de 1926. Mulher muito bonita, foi casada com o ator e produtor de teatro Sandro Polônio, que a ajudou a ser uma das divas de nosso cenário artístico. Embora tivesse trabalhado quase que exclusivamente em teatro, participou algumas vezes em peças de televisão, no ” Grande Teatro Tupi”, que ia ao ar às 2ª feiras, dia em que as companhias teatrais, naquele tempo, não tinham espetáculo. Por isso esse horário era destinado à princípio apenas aos atores de teatro, sendo que aos poucos,os elencos foram se mesclando com os de televisão. Maria Della Costa chegou depois a participar de novelas da TV Tupi. Fez: ” Beto Rockfeller” e “Estúpido Cupido”, na TV Globo.

A participação da atriz Maria Della Costa em teatro, começou em 1951, com a peça: ” Ralé”. Foi grande sucesso. Em 52, fez: ” Manequim”. Em 54: ” O Canto da Cotovia”. Sucesso atrás de sucesso. Em 55: ” Com a Pulga Atrás da Orelha” e ” Mirandolina”. Em 56:” A Casa de Bernarda Alba”., ” Rosa Tatuada” e ” Moral em Concordata”.Em 58: ” A Alma Boa de Set-Suan”. Em 59: ” Gimba”.Em 60: ” Society Em Baby Doll”.Em 62:” O Marido Vai à Caça” e “Armadilha Para Um Homem Só”. Em 63: ” Pindura Saia”. 64:” Depois da Queda”. Em 67: ” Homens de Papel”. Em 68:” Abra a Janela e Deixa Entrar o Ar Puro e o Sol da Manhã”. Em 68: ” Tudo no Jardim”. Em 73: ” Bodas de Sangue”. Em 74: ” Tome Conta de Amélia”. Em 82: ” Motel Paradiso”; Em 86: “Alice, Que Delícia”. Em 88: ” Temos Que Refazer a Casa”. Em 92: ” Típico Romântico”.

Se observamos a relação dos trabalhos de Maria Della Costa, principalmente nas primeiras décadas, vamos ver que inegavelmente suas peças estão entre as mais cotadas dentre todas as peças encenadas no Brasil. E ela foi tão importante, que já em 1954, foi fundado no bairro da Bela Vista, em São Paulo, um teatro que recebeu o nome de ” TEATRO MARIA DELLA COSTA”. Por ali passaram os principais artistas brasileiros, assim como importantes cenógrafos e diretores, podendo-se citar Franco Zampari, Gianni Ratto.

Maria Della Costa ficou viúva e passou a morar na cidade praiana de Parati, litoral fluminense.

Em 2002, recebeu a homenagem da Ordem do Mérito Cultural, concedido pelo Ministério da Cultura.

Faleceu em 24 de janeiro de 2015, aos 89 anos.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais