MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARIA CÉLIA CAMARGO


Maria Célia Camargo nasceu em São Paulo, em 14 de maio de 1935.

Começou em teatro amador no interior do estado de São Paulo. Uma vez na capital, estudou teatro com Ruggero Jacobbi. Em 1954 começou a atuar no palco, e continuou a participar do TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), em peças de grande importância. Nessa ocasião formou-se em Direito, pela Faculdade Mackenzie, mas voltou-se para a televisão e fez o “Teleteatro Brastemp”, na TV Excelsior.

Foi então contratada pela TV Tupi e fez “TVs de Vanguarda”, que o principal programa da época e ‘varias novelas, entre as quais: “Alma Cigana”, “O Sorriso de Helena”, “A Ré Misteriosa”. “Meu Filho, Minha Vida”, “O Homem que Sonhava Colorido”, e outras. Participou também dos “TVs de Comédia”, programa mais leve,dirigido por Geraldo Vietri.

Em 1965 foi para a Companhia Nydia Licia e nos dez anos seguintes foi produtora teatral e atriz. Fez a super produção “Jesus Cristo Superstar”, peça na qual fez opapel de Maria Madalena. Depois ainda voltou à TV Tupi e em 1977 participou da novela “Éramos Seis”. Por último fez “O Direito de Vencer”, na TV Record.

Voltou à televisão em 2006, na novela “Cristal”, do SBT. Fez também “Maria Esperança” (2007). No ano seguinte, em 2008, participou do projeto “Câmera Café”, também do SBT, que eram pequenas esquetes bem humoradas, exibidas ao longo da programação.

Entre 2010 e 2011, fez o remake da novela “Ti ti ti”, na TV Globo.

Maria Célia é viúva do ator Altair Lima. E tem filhos. Mulher muito inteligente e educada, suapresença sempre é marcada por essas virtudes.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação