MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARIA CECÍLIA


Ela nasceu em São Paulo no dia 3 de dezembro de 1929. Quando a TV Tupi foi inaugurada, em 1950, lá estava Maria Cecília, grande atriz.

E ela foi escalada para o primeiro “TV de Vanguarda”, que foi: “O Julgamento de João Ninguém”. E esteve também em “Crime sem Paixão”; “O Homem que Vendeu a Alma”; “A Longa Agonia”. E tudo isso em 1952 e ao vivo, como tudo naquele tempo. Ainda naquele ano fez a novela: “Uma Semana de Vida”.

Fez ainda as novelas: “Ciúme”; “O Homem Sem Passado”; “Engenho das Almas”; “A Muralha”. Alternou TV Tupi com TV Excelsior, onde fez também: “Uma Sombra em Minha Vida”; “Redenção”, a mais extensa novela da televisão brasileira. E também “O Tempo e o Vento”. Na TV Record fez: “Sol Amarelo”; “Os Fidalgos da Casa Mourisca”.

E na TV Tupi fez: “Apóstolos de Judas”. Maria Cecília, por muitos anos foi casada com o também ator David Neto, que era também diretor de estádio, função muito importante naquela época. Mas este veio a falecer e Maria Cecília ficou viúva por alguns anos. Voltou, porém a se casar e saiu da vida artística.

por Vida Alves.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação