MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARGARETH MENEZES


Margareth Menezes nasceu em Salvador, na Bahia, em 13 de outubro de 1962.

Começou a cantar no coral da Igreja da Congregação Mariana da Boa Viagem  em 1977, aos 15 anos de idade. A primeira oportunidade profissional surgiu para ser atriz na peça “Ser ou Não Ser Gente”, em 1980.

Nos anos seguintes ela faz as peças “Máscaras” ; “Inspetor Geral” e “Troca de Segredos”.

Começou como cantora a se apresentar em bares da cidade de Salvador ao lado da Orquestra do maestro Vivaldo da Conceição e do cantor Silas Henrique.

Foi premiada com o Troféu Caymmi pelo seu trabalho no espetáculo “Banho de Luz”  em 1985 e pelo show “Beijo de Flor” em 1987. Como cantora ficou conhecida nacionalmente a partir da sua participação no Projeto Pixinguinha.

Em 1988, assinou um contrato com a Gravadora Polygram do Brasil e recebeu o Troféu Imprensa de melhor cantora do e disco do ano. Ela gravou 14 discos e no segmento da Axé Music é uma de suas maiores representantes.

Ganhadora de 2 Prêmios Sharp da MPB, ela se apresenta constantemente em shows por todo o Brasil e também no exterior. Foi um dos destaques do Festival Musical Hollywood Rock, no Rio de Janeiro, em 1990 e fez parte da trilha sonora do filme “Orquídea Selvagem”, estrelado por Mickey Rourke.

Margareth Menezes iniciou sua primeira turnê internacional em 1990, primeiro em Nova York e depois na França, Itália, Canadá e Bélgica. A partir daí tem se apresentado com muita constância no exterior e sempre com casa lotada.

Hoje é uma das presenças mais esperadas do Carnaval da Bahia e tem seu próprio trio elétrico e ainda comanda o “Bloco da Cidade”. 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação