PRÓ-TV


MARCOS CARUSO


Marcos Vianna Caruso é o nomecompleto de Marcos Caruso. Ele nasceu na capital paulista, em 22 de fevereiro,de 1952. Sempre se interessou por teatro,mas estudou Direito e se formou naFaculdade de Direito da USP, do Largo de São Francisco. Começou a escreverpeças de teatro e fez sucesso. Seu primeiro trabalho como autor, porém, foiuma adaptação de uma obra de Monteiro Lobato, para a TV Cultura.

Também iniciou acarreira de ator, que nunca mais parou. Fez “Aritana”, na TV Tupi deSão Paulo, em 1978. E depois:”Roda de Fogo”. Em seguida fez doisfilmes:”O Bem Dotado- O Homem de Itu”; e “Viúvas Precisam deConsolo”. Passou a trabalhar na TV Cultura, como ator e participoude:”Floradas na Serra”;”Vento do Mar Aberto”; “NemRebeldes, Nem Fiés”. Fez então na TV Bandeirantes:”A Filha doSilêncio”. e no SBT: “Jerônimo”. Na TV Manchete, atuou nanovela de imenso sucesso:”Pantanal”e também em :”O Canto dasSereias”; “A História de Ana Raia e Zé Trovão”; “OFantasma da Ópera”. Passou para o SBT, e atuou em outras novelas desucesso: ” Éramos Seis”; “Sangue do Meu Sangue”;e na TVBand em: “Serras Azuïs”. Passou para a Rede Globo de Televisão e setransformou então num dos atores mais prestigiados do Brasil. Fez uma sériegrande de novelas, seriados e participações eseciais, entre as quais: “Presença de Anita”;”Coração de Estudante”; “Mulheres Apaixonadas”; “Como uma Onda”;”JK”; “Páginas daVida”.

Em 2007, esteve em:”Desejo Proibido”, fazendomuito bem o papel de um padre. Em 2008, fez “Três Irmãs”. Em 2010, “Tempos Modernos”. Em 2011, “Cordel Encantado”. Em 2012, “Avenida Brasil”. E em 2013, a microssérie “O Canto da Sereia” e a novela “Joia Rara”.

No cinema, atuou em “Memórias Póstumas”, em 2001. “Capital Circulante” em 2004. “Depois Daquele Baile”, em 2005. “Irmã Vap – O Retorno”, de 2006. E “Polaróides Urbanas”, em 2008. E foi autor de “Sua Excelência, o Candidato”, de 2002; “O Casamento de Romeu e Julieta”, de 2005 e “Trair e Coçar é só Começar”, de 1986.

Como autor de teatro, faz umaparceria muito afinada com a atriz Jandira Martini. As peças que escreveramderam muito certo, pois mesclam o cotidiano paulistano, com a graça popular eestocadas políticas. São de Marcos Caruso, ora em parceria com JandiraMartini, ora obra solo, as peças:”Trair e Coçar Ë Só Começar”;” Jogo de Cintura”;”Sua Excelência o Candidato”;”Operação Abafa”. Caruso também foi autor ou co-autor de algumasnovelas de televisão, como:”Ana Raia e Zé Trovão “; “A Filhado Silêncio”; “Dona Santa”; e outras. A sua obra maisimportante e mais longeva é: “Trair e Coçar”, que está em cartazhá mais de 20 anos. Como ator de teatro, participou de:”ReiMomo”; “Tome Conta de Amelie”; “Alegro Desbum”; “Porca Miséria”; “Intimidades Indecentes”, “Operação Abafa” e “As Pontes de Madison”.

Marcos Caruso foi casado por vinteanos com a atriz Jussara Freire, com quem teve os filhos: Caetano e Mari. Hojeele está casado com Dani Calichio.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais