MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARCOS BREDA


O nome completo do ator Marcos Breda é Marco Antônio Dornelles Breda. Ele nasceu em Porto Alegre, em 14 de outubro de 1960.

Quando ainda era estudante, no início de 1980, Breda começou a trabalhar em teatro e a fazer pequenas atuações em filmes realizados em sua cidade, Porto Alegre. Em 1983, passou a integrar o grupo teatral “Vende-se Sonhos”. Com esse grupo ele fez parte da criação coletiva “Trenaflor” e “Das Duas, Uma”.

Em 1985, passou a fazer parte do elenco do teatro gaúcho “Bailei na Curva“. Continuou a fazer teatro, mesmo quando fazia televisão e cinema.Ficou sócio da ” Caravana Produções Associadas”, que montou: “Arlequim, Servidor de Dois Patrões”; “A Maldição do Vale Negro” e “Farsa”. Esta última, uma colagem de textos de Cervantes, Tcheckov e Martins Pena.

Marcos Breda acabou por se mudar para São Paulo, e depois para o Rio de Janeiro, e a partir de 1985, começou a trabalhar em televisão.

Mas o teatro era, em verdade, seu grande sonho. Tanto que de 1982 a 2007, Marcos Breda fez 26 peças teatrais, ora como ator, ora como diretor.  Realizou ou atuou em: “Marat-Sade”; “Trenaflor”;  o infantil “Mil e Uma Histórias”; “Das Duas, Uma”;  “Bailei na Curva”; “De Repente, no Recreio”; “O Amigo da Onça”;  “Retrato de Corpo Inteiro”; “Os Gigantes da Montanha”; “A Volta Ao Lar” e o infantil “A Dama e o Vagabundo”;  “A Caravana da Ilusão”; “A Bela Adormecida” e novamente “Bailei na Curva”; “Como Diria Montaigne”; “O Mercador de Veneza” ; “Roberto Zucco”; “O Homem e a Mancha”; “Omelete”; “Luzes da Boemia”; “Os Olhos Verdes do Ciúme”; “Arlequim, Servidor de Dois Patrões”; “A Maldição do Vale Negro”; “Arte”; “Lavanderia Brasil” e “Farsa”.

Em Televisão, Marcos Breda começou em 1985, na Rede Globo, fazendo a minissérie “O Tempo e o Vento”. Em 1987, fez na Rede Manchete a novela “Helena” e na TV Globo, a novela “Mandala“. Em 1989,  foi a vez da premiada “Que Rei Sou Eu?”. Na década de 1990 pode ser visto em: “Gente Fina”; “Vamp” e “Contos de Verão”, todas na TV Globo. Fez na Manchete, “Guerra Sem Fim” e no  SBT, “As Pupilas do Senhor Reitor”. Voltou para a TV Globo em  “Explode Coração” e participou na TV Cultura do seriado “Confissões de Adolescente“. Volta para a TV Manchete e atua em “Xica da Silva” e retorna para a TV Globo em “Zazá” e  “Malhação” e na TV Record atua em “Tiro e Queda”.

Em 2000 está em “Uga-Uga” na TV Globo, e ainda na mesma emissora participa da minissérie “O Quinto dos Infernos”; da novela “Kubanacan”; do seriado “Sob Nova Direção” e da novela: “Senhora do Destino”. Vai para a TV Record em 2005, atuando na novela “Essas Mulheres”. Em 2006, fez na Rede Bandeirantes: ” Floribela” e ” Paixões Proibidas”, e, novamente na Globo, pode ser visto em “Casos e Acasos”; “Dicas De Um Sedutor” e “Faça sua História”. Em 2009, fez a novela “Caras e Bocas” e, em seguida, o seriado “Na Forma da Lei“.

Em 2011, foi contratado pelo SBT, para atuar na novela “Amor e Revolução”. Ele ganhou o ” Kikito de Ouro”, como Melhor Ator, em 2000, pelo filme “Sargento Garcia“. Pelo mesmo trabalho, ganhou o Prêmio APTC. Recebeu ainda o Prêmio” Qualidade Brasil” pela peça ” Arlequim-Servidor de Dois Patrôes”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação