PRÓ-TV


MANOEL DURÃES


Manoel Durães , um grande ator, fez rádio no Brasil por muitos anos e transformou-se “naquele que o tempo não apaga, pois ele permanece sempre”. Poucas pessoas ficaram sabendo que ele era nordestino, imaginavam-no português. Mas ele nasceu na cidade de Recife, em 8 de dezembro de 1887. Estreou em teatro amador, e todos acharam que o “garoto” tinha jeito.Quando tornou-se profissional, sofreu muito, pois teve que se separar de sua família .Foi para o sul, e começou a fazer rádio, e satisfazia, quanto possível, seus desejos artísticos.E assim, como Durães, o fizeram:Abigail Maia, Sara Nobre,Paulo Gracindo, Olavo de Barros, e tantos outros valores do teatro, que passaram para o microfone.

Manoel Durães era de família pobre e por isso só pôde estudar em escola pública e fazer o curso primário. Mas era um autodidata. Estudava muito, lia muito, levava ao ar muitos textos clássicos da literatura portuguesa. Em mocinho começou no trabalho de marmorista, mas sempre sonhando grande, querendo voar. Gostava de fazer teatro, mas como ele própriodizia:”Precisava ter dinheiro para pagar os hoteis, o que nem sempre tinhae os proprietários apertavam tanto….”

Já adulto tornou-se amigo de Oduvaldo Viana, que era um grande teatrólogo à época.Durães fez parte de sua companhia teatral. Depois foi radiator e isso lhe deu mais garantias, pois tinha salário mensal e”não tinha dívidas em hoteis, que os atormentavam”. Em seguida criou o seu próprio programa, que ia ar ar pela Rádio Record, ao meio dia dos domingos, com peças inteiras. que tinham audiência total. Um de seus trabalhos memoráveis foi: ” A Ceia dos Cardeais”.Quem o ouvia, com sua voz serena , imponente, o considerava um sábio, além deum grande ator e nunca imaginava que ele tinha passado por dificuldadesfinanceiras tão grandes.

Entre seus parceiros, constava Edith de Moraes, que era sua mulher. Grande nome, grande ator, grande programador, Manoel Durães , por décadas, encantou o coração dos brasileiros. Ele ja é falecido.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais