MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LUIZ GLEISER


Luiz Gleiser nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no Largo do Machado, em 31 de janeiro de 1950. Ele é o filho mais velho do dentista Isaac Gleiser e da professora Heluiza Gleiser.

Gostava muito de estudar. E se matriculou de uma só vez em jornalismo, na Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ e em economia na Faculdade Cândido Mendes, em 1960. Mas pouco tempo depois, mudou-se para a Europa e foi estudar cinema, sociologia e lingüística. Também estudou medicina por dois anos. Quando voltou ao Brasil, onze anos depois, completou o estudo de jornalismo, emendando o mestrado, na Escola de Comunicação- na UFRJ.

Passou dois anos na França, onde trabalhou como fotógrafo e repórter na revista “O Cruzeiro”, do Brasil e para o “Jornal do Brasil”.

Iniciou sua carreira profissional e chegou a trabalhar em televisão em 1967, na TV Globo, mas como figurante na novela “ Anastácia, a Mulher Sem Destino”, de Glória Magadan. Ao voltar definitivamente ao Brasil, e como profissional de jornalismo foi produtor da Rádio JB. Trabalhou no jornalismo com Renato Machado, e com Sérgio Chapelin e Eliakin Araújo no programa: “ Breakfast Special”. Depois atuou em: “ 60 Minutos de Música Contemporânea”, como apresentador. Também trabalhou no “ Jornal do Brasil”.

Em meados de 1970, o grupo responsável da Rádio JB e do Jornal do Brasil ganharam concessão para explorar televisão. E para isso, ganharam bolsas de estudo.Luiz Gleiser foi para a Alemanha,onde ficou dois anos. Ao voltar ao Brasil, continuou no Jornal do Brasil e foi dar aulas de televisão na faculdade da Cidade- UiverCidade.

Depois foi para a TV Educativa e escreveu o programa: “ Nossa Ciência”. Esse programa passou para a TV Globo , com o nome: “ Globo Ciência”. Como ator, fez o programa: “ Plin-Plim, o Mágico” e o seriado: “ Tio Maneco”. Em 1980, Alice Maria, da TV Globo, o convidou para o “ Globo Repórter”.

Aconteceu, porém, nova temporada no exterior. Foi pela TV Manchete, em 1984. dirigindo a cobertura das “ Olimpíadas de Los Angeles”.

Em 1985, Gleiser foi contratado pela TV Globo, como diretor de Criação da Divisão de Novos Formatos. Ao lado de Euclydes Marinho, Nelson Motta e Patrícia Travassos, escreveu o musical: “ Cida, a Gata Roqueira”, depois: “ Negro Léo”, e a novela: “ Roda de Fogo”. Depois , a convite de Daniel Filho, ele foi convidado como diretor da Central Globo de Produção. Foi então responsável por importantes programas da TV Globo.. Em 1987, escreveu um musical ” 60 anos de Tom Jobim.”, em homenagem ao maestro. Em 2007, fez outro programa em homenagem a Tom: “ Eu Sei Que Vou Te Amar”, dentro do especial” Som Brasil”.

Fez vários outros programas em parceria com Roberto Talma e dirigiu “ Concertos Internacionais”, com o maestro Isaac Karabtchevsky.

Em 1993, foi convidado para o lançamento do Globosat, do TeleCine, do GNT, do Multishow , do Top Sport e mais tarde o: “ Sportv”. Ajudou a criar o “ Manhattan Connection”, e o “ Esporte Real”.

Em finais de 1990, Luiz Gleiser deixou a rede Globo e foi para a TV Bandeirantes, como diretor de programação. Foi ainda para a TVA e para a Globo Filmes. Em 1999, voltou à TV Globo, como diretor de núcleo.. Criou o programa : “ Mais Você”. Em 2000, assumiu a direção do “ Domingão do Faustão”. Em 2002, foi diretor do “ Xuxa No Mundo da Imaginação”. Foi diretor do 1º BBB.

Em 2005, dirigiu o megashow, em que foi comemorado o aniversário dos 40 anos da TV Globo.Também dirigiu o: “ Som Brasil “ e o TV Xuxa”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação