MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LUIZ CARLOS AZENHA


Luiz Carlos Azenha nasceu em Bauru, interior de SãoPaulo. Lá ele iniciou sua carreira.Trabalhou no”Jornal daCidade”, mas depois transferiu-se para a “TV Bauru”, uma afiliadada Rede Globo. Entrou depois definitivamente para o jornalismo televisivo e em1985, tornou-se correspondente internacional da Rede Manchete nos EstadosUnidos. Antes disso formou-se em jornalismo pela Escola de Comunicações eArtes-ECA, na Universidade de São Paulo.

Enquanto vivia nos Estados Unidos, foi colaborador da”Folha de São Paulo”, foi ainda colaborador da RedeNorte-Americana” CNN,” da Rede Canadense” CBC” e da”Rádio Jovem Pan”, de São Paulo.

Em 1988, fez uma entrevista de improviso com o lídersoviético Mickhail Gorbatchev, no Kremlin. Fez reportagens sobre oencontro de Gorbatchev e Ronald Reagan, que precederam o fim da GuerraFria. Para a Rede Manchete cobriu a queda do Muro de Berlin, em 1989. Fezreportagens importantes, sobre a invasão do Panamá, por tropas americanas. Fezum especial no Iraque, à espera da guerra. Fez reportagens sobre a paixão porfutebol, nos países: Índia, Honduras, Serra Leoa, El Salvador. Durante ogoverno José Sarney o acompanhou à França, China, União Soviética,Japão(quando do falecimento do imperador Hirohito). Com o presidente FernandoCollor foi à Tchecoslováquia e Japão. Com o presidente FernandoHenrique Cardoso, acompanhou-o aos Estados Unidos. Com Lula foi ao México,Colômbia, República Dominicana e Haiti.

Luiz Carlos Azenha também foi locutor na área deesportes, que ele ama.Trabalhou no Sports World Communications, do pilotoÉmerson Fittipaldi e do empresário Ricardo Scalamandré. Nesse tempo irradiavacorridas de Fórmula Indy. Mas depois os direitos de retransmissão passarampara o SBT, Luiz Carlos passou a ser correspondente da emissora nosEstados Unidos, para onde foi mais uma vez. Além disso, fazia reportagens parao Boris Casoy, no SBT e para o SBT Repórter. Em 2001 e 2004, foi correspondenteda Rede Globo em Nova York. Luiz Carlos Azenha fez 100 transmissões decorridas da Fórmula Indy, em autódromos dos Estados Unidos, Canadá, Brasil,Austrália e Japão.

O repórter fez também trabalhos especiais , para aManchete, SBT, Record e Rede Globo, como: um dia na vida do tenorPavarotti, uma expedição em busca de plantas medicinais na Amazônia, prisãodo traficante Fernandinho Beira-Mar. e muitas outras.

Luiz Carlos Azenha também cobriu Olimpíadas. Cobriu aCopa do Mundo de 1990, na Itália, as Olimpíadas de Atlanta, em 1996. A Copa doMundo na França, em 98 e do Japão e da Coreia do Sul em 2002.

Fez ainda reportagens políticas einvestigativas. Luiz Carlos Azenha tem ainda um site:”Vi oMundo”, para o qual escreve com frequência. E desde 2010, é diretor geral e conduz o projeto editoral do programa “Nova África”, na TV Brasil, rede de televisão que faz parte da estatal EBC – Empresa Brasil de Comunicação.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação