MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LUÍS MELO


Luís Melo nasceu em Curitiba, em 13 de novembro de1947. Sua carreira começou em teatro, mas depois estendeu-se à televisão e aocinema. Foi considerado sempre um grande ator, e recebeu sempre grandes papeis.Ator formado pelo Curso Permanente da Fundação Teatro Guaíra em 1969.Trabalhou bastante em Curitiba como ator e professor de teatro. Isso até 1975,tendo sido dirigido por grandes diretores paranaenses. Mesmo em Curitiba foidirigido por Emílio de Biasi e Ademar Guerra.

Em 1975, porém, transferiu-se para São Paulo, onde setornou por 10 anos consecutivos o primeiro ator do Grupo Macunaíma, dirigidopor Antunes Filho. Daí nasceu seu grande conceito, por parte de todos osprofissionais e também do público. Mas ele resolveu partir para a televisão,no que foi muito criticado por seu diretor e pode-se dizer mestre, AntunesFilho.

Na verdade, porém, Luís Melo, desde 1969, já haviaparticipado de novelas da televisão. Fez “Sangue do Meu Sangue”., naTV Excelsior, novela de Vicente Sesso. E em 70, fez:”Irmãos Coragem”,na Rede Globo. Depois, ainda nessa emissora, fez: “Selva de Pedra”;”Fogo Sobre Terra”e “Anjo Mau”, em 1976. Depoiscontinuou sempre na Rede Globo, em novelas e seriados. Fez:”MaluMulher”;”As Três Marias”;”Sétimo Sentido”;”RoqueSanteiro”;”Selva de Pedra”;”Vale Tudo”;”MicoPreto”;”O Mapa da Mina”;”Cara e Coroa”;”O AmorEstá no Ar”;”Hilda Furacão”;”Pecado Capital”;”AMuralha”;”A Invenção do Brasil”;”O Cravo e aRosa”;”A Padroeira”;” A Casa das SeteMulheres”;”América”;”JK”;”Cobras eLagartos”;”Eterna Magia”, em 2007.

Luís Melo tornou-se então,como se percebe nessa longa lista de novelas e seriados, um ator global. Issolhe deu maior penetração junto ao público.Depois, ainda esteve em vários seriados como, por exemplo, “Casos e Acasos”, “A Princesa e o Vagabundo” , “A Vida Alheia”, Na Forma da Lei” . Em 2011, a novela “Morde e Assopra”. Em 2012, outra novela: “Amor Eterno Amor”. E em 2013, “Amor à Vida”.

Mas Luís Melo não abandonou o teatro, sua origem. Fez asgrandes peças:”Macunaíma”; “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”;”Xica da Silva”; “Paraíso Zona Norte”; “Nova VelhaHistória”; “Trono de Sangue/ MacBeth”; “Vereda daSalvação”; “Gilgamesh”;”Sonata Kreutzer”;”Salomé”; “Cão Coisa e Coisa Homem”; “Daqui a 200Anos”.

No cinema Luís Melo fez:” Encarnação doDemônio”;”Cafundó”;” Gaijin-Ama-me Como Sou”;”Separações”;”Olga”; “Caramuru- A Invenção doBrasil”; “Por Trás do Pano”; “O Auto da Compadecida”;”Terra Estrangeira”; “Doces Poderes”;”Jenipapo” e “Chico Xavier”, que também foi exibido como seriado, pela TV Globo, em 2011.

Com essa imensa série de trabalhos, quer em televisão,como em teatro e em cinema, o importante para o ator Luis Melo é que ele foipremiado em todos os veículos.Ganhou Prêmio de Melhor Ator pela novela detelevisão: “Cara e Coroa”,pela APCA e pela Revista Contigo. GanhouPrêmio de Melhor Ator de TV pela minissérie:”A Casa das SeteMulheres”. Ganhou prêmio de cinema, com ofilme:”Desterro”.Ganhou prêmio de Melhor Ator de Teatro , PrêmioMambembe e Prêmio Shel, APCA e Molière pela peça : “SonataKreutzer” e Prêmio Cultura Inglesa pelo espetáculo:”Salomé”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação