MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LUELY FIGUEIRÓ


Luely Figueiró nasceu em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, em 26 de setembro de 1935.

Ela fez muito sucesso nas décadas de 1950 e 1960. Era muito brejeira e esteve na lista das “Certinhas de Stanislaw Ponte Preta”. Isso fez com que a cantora se transformasse também em atriz de comédias musicais, pois era o tempo das chanchadas.

Como atriz começou em 1956, no filme “A Doutora é Muito Viva”. Depois fez “Espírito de Porco”, em 1957 e “Casei-me com Um Xavante”, no mesmo ano. Em 1958,  esteve em “Vou Te Contá” e em  1960, em “Marido de Mulher Boa”. Ainda atuou em “Briga, Mulher e Samba”; “Mulheres e Milhões”; “Esse Rio Que Eu Amo”; “As Aventuras de Chico Valente”; “Jesus Cristo Eu Estou Aqui”; “A Arte de Amar Bem” e “Com As Calças na Mão”.

Como cantora fez sucesso com a música “Gauchinha Bem Querer” e depois gravou músicas tradicionais dos pampas.  Foi eleita Rainha do Rádio do Rio Grande do Sul, em 1957. Mudou-se depois para São Paulo e foi contratada pela Rádio e pela Televisão Record, mas atuou também na TV Tupi e foi eleita Rainha dos Músicos de São Paulo, em 1958.

Foi casada com o cantor Sérgio Ricardo, com quem apresentou o programa musical “Balada”, na TV Continental do Rio de Janeiro.

Tornou-se espírita e abandonou a carreira artística, e no final da década de 1970, dedicou-se á literatura espírita e lançou dois livros.

Luely Figueiró faleceu em 6 de dezembro de 2010, com 75 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação