MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LUDOVAL CAMPOS


Ludoval Campos nasceu em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, em 22 de março de 1951. É ator de televisão, teatro e cinema.

Em teatro: Começou em teatro, em 1967, na sua terra natal e atuou em dezenas de peças. Ganhou muito prestígio. Na verdade atuou em mais de cinqüenta delas. Começou com a peça infantil de Maria Clara Machado:” O Rapto das Cebolinhas”. No ano seguinte fez: “ A Revolta dos Brinquedos “,de Pernambuco de Oliveira. Em 1968 mesmo, já atuou numa peça adulta: “ Os Fuzis da Senhora Carrar”, de Bertold Brecht. Em 69, fez: “ Cordélia Brasil”.Em 1970, atuou em: “ Arena Conta Tiradentes”, de Gianfrancesco Guarnieri. Em 70 ainda fez:” Jornada de Um Imbecil Até O Entendimento”, de Plínio Marcos. Em 71, atuou em duas peças: “ A Resistível Ascenção de Arturo UI” e “ Memórias de Um Sargento de Milícias”.Em 74, fez: “ As Aventuras de Tibicuera”, adaptação de livro de Èrico Veríssimo. Em 1977, atuou em:” Lá”, de Sérgio Jockmann;no mesmo ano fez mais duas peças: “O Palhaço Imaginador”, e “Transe”, de Ronaldo Ciambrone. Em 78, fez: “ Faça-se a Luz Para o Esclarecimeto do Povo”, de Brecht e “ O Macaco e a Velha”, de Ivo Bender. Em 79, fez: “ Céu, Terra, Água Mar- Tudo Fede Sem Parar” Em 1980, entrou em; M’Boiguaçu- A Lenda da Cobra Grande”.Em 81: “ As Aventuras De Tibicuera”.Em 81: “ Os Palhaços do Circo Beija- Flor” e “ Happy End”. Em 82: “ O Rei da Vela”. Em 83:” Escravos de Jô”.Em 84: “ Love, Love, Love” e “ Jacaré Espaçonave do Céu”. Em 85: “Bailei Na Chuva”.Em 86: “ Mahagony”. Em 87: “Gardel- Uma Lembrança”. Em 88:” Verdades e Tolices”. “ A Gema de Ovo”. “ Em 89: “ JK” e” Que Pena Ser Só Ladrão”. Em 1990: “ Machado em Cena” , “ Camen com Filtro 2.5” e M.O.R.T.E.” Em 91:” The Flash And Crash Days”. Em 92: “ The Saints And Clowns”.Em 93:” O Império Das Meias Verdades”. Em 94: “Unglauber”. Em 95: “ Don Juan”. Em 96: “Nowhere Man” e “ No Verão de 1996”. Em 97: “Don Juan e “ Um Conto Para Rosa”. Em 1998: “ O Congresso dos Intelectuais” e “ Conversas com o Diabo”. Em 2000: “ Crioula” e “ As Aventuras de Tibicuera”. Em 2002: “Histórias de Não Dormir”. Em 2003:” Fausto” e “ A Violência da Cidade”. Em 2004:” Boca de Ouro” e “ Vestir Os Nus”. Em 2006: “ Um Odisséia no Amasso” e “ O Neurônio Apaixonado” OBS= COLOCAMOS OS AUTORES DE VÀRIAS PEÇAS- PARA QUE SE OBSERVE A VARIEDADE DOS AUTORES, ENTRE CLÁSSICOS E MODERNOS= BRASILEIROS E ESTRANGEIROS.

No cinema: Ludoval Campos participou dos filmes: “ Ás Margens Plácidas”; “ Adiós América”, “Noite” e” Roleta”.

Em televisão: O ator começou em televisão em 1982, na Rede Globo, fazendo um episódio do “Caso Verdade”. Continuou na Globo e fez a minissérie: “ O Tempo e o Vento”. Em 87, entrou na novela: “ Mandala”. Em 1986 fez: “ Cambalacho” , “ Memórias de Um Gigolô”.Em 1988:“ Vale Tudo”, “ Fera Radical” e a minissérie: “ O Primo Basílio”. Em 1992, entrou na novela:” Deus No Acuda”. Em 2005: “ Belíssima”. Em 2006, a minissérie: “ JK”. Em 2007, a novela: “ Paraíso Tropical”. E em 2009: Caras e Bocas”.

Nota: Em 1992, o ator gaúcho mudou-se para o Rio de Janeiro. Fez espetáculos musicais, foi dirigido por grandes diretores , como Gerard Thomas.Atualmente é conselheiro no CBTIJ- Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e a Juventude e diretor da Companhia Tibicuera de Repertório, para crianças e jovens.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação