MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LÍCIA MAGNA


Alcina Miranda Teremberg nasceu na cidade de Guaxupé, no interior de Minas Gerais, em 22 de fevereiro de 1909.

Foi para o Rio de Janeiro, acompanhando um avô, quando tinha cinco anos idade, e por isso dizia sempre que era mais carioca do que mineira.

Sempre quis ser atriz e começou então em radioteatro, com o nome artístico de Lícia Magna, tendo trabalhado nas rádios Cruzeiro do Sul, Roquete Pinto, Mayrink Veiga, Rádio Nacional e Rádio Globo. Assim passaram-se muitos anos, até que chegou à Televisão e foi ela quem fez o primeiro programa infantil na TV Tupi do Rio, que foi “Histórias de Tia Lícia”, em 1954.

Atuou nos palcos desde 1949, se destacando nos espetáculos “O Picapau Amarelo”; “A Revolta dos Brinquedos”; “Alice no País das Maravilhas”; “Onde Canta o Sabiá”;  “As Três Irmãs“; “Boca de Ouro” e “Bonitinha, Mas Ordinária”. 

Estreou no Cinema em 1962, no clássico “Assalto ao Trem Pagador“, e ainda participou de grandes sucessos do cinema brasileiro como “Viagem aos Seios de Duília”; “O Mundo Alegre de Helô”; “Copacabana Me Engana”; “Os Paqueras”; “Uma Pantera em Minha Cama”; “Missão:Matar!”; “As Moças Daquela Hora”; “O Libertino”; “A Extorsão”; “Enigma para Demônios”; “As Massagistas Profissionais”; “Dona Flor E Seus Dois Maridos”; “Ódio”; “O Beijo no Asfalto”; “Mater Dei” e “A Casa da Mãe Joana”. 

Em telenovelas, Lícia Magna começou em 1965, na TV Globo, em “Rosinha do Sobrado”, e depois em 1970, entrou com tudo na TV, atuando em “Verão Vermelho”; “O Homem que Deve Morrer”; “Selva de Pedra”; “Fogo Sobre Terra”; “Bravo!”; “O Feijão e o Sonho”; “Maria, Maria”; “Pai Herói”; “Água Viva”; “Jogo da Vida”; “Sétimo Sentido”; “Meu Destino É Pecar”; “Roque Santeiro”; “Mandala”; “Fera Radical”; “Rainha da Sucata”; “O Mapa da Mina”; “A Próxima Vítima”; “Brava Gente”; “Kubanacan”; “Cobras e Lagartos” e no seriado “Mandrake”.

Lícia Magna faleceu em 3 de julho de 2007, no Hospital Copa D’Or, em Copacabana, Rio de Janeiro, de falência cardíaca, aos 98 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação