MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LEONARDO


O nome completo de Leonardo é Enival Eterno da Costa. Ele nasceu em 25 de julho de 1963, na cidade de Goianápolis, no estado de Goiás. É cantor. Dedica-se ao estilo sertanejo e faz muito sucesso. Começou a cantar ao lado do irmão e formavam a dupla Leandro e Leonardo. Mas Leandro faleceu em decorrência de um câncer raro, e Leonardo, depois de sofrer demais e quase desistir da carreira, resolveu continuar sozinho e ficou conhecido como o maior cantor romântico do Brasil.

Ele é também músico. Toca violão.

Ele já vendeu mais de 12 milhões de discos- solo no Brasil.

Ele é filho de Carmem Divina Eterno da Silva e de Avelino Virgulino da Costa. Leonardo tinha como amigo inseparável o irmão Leandro, cujo nome civil era Luiz José, que era um ano e dois meses mais velho do que ele., pois nasceu em 15 de agosto de 1961.

A família passava dificuldades financeiras, e por causa disso, mudou-se para Carmo do Rio Verde, também Goiás e seu pai foi trabalhar em lavoura de tomates. Leandro era mais tímido. Leonardo falante, esperto.Adoravam ouvir Chitãozinho e Xororó.

Seu Avelino tinha uma viola e os garotos gostavam de música.

Novamente, por dificuldades financeiras, foram para a capital, Goiânia, onde Leandro entrou para a banda: “ Os Dominantes”. Mas os dois garotos, para ajudar a família, foram ser ajudantes de farmácia., Leonardo e do mercado, Leandro.

Mas as horas de folga eram dedicadas a ensaios musicais. Um tio resolveu viajar com eles, pra conseguir participações em pequenos shows, que não rendiam quase nada. Até que foram chamados pra cantar no programa:” Beira da Mata”, na TV Tocantins, em Anápolis. Foi a 1ª aparição em televisão e já usaram os nomes Leandro e Leonardo. Estavam muito nervosos, mesmo assim foram convidados várias outras vezes.

O primeiro disco foi em 1984 e o destaque foi a música: “ Hoje Acordei Chorando”. O disco era vendido nos bares onde cantavam.

Começaram depois a viajar para a capital paulista e o sucesso aconteceu quando conseguiram gravar: “ Entre Tapas e Beijos”, seu terceiro disco. E depois a música; “Pense em Mim”, bateu todos os recordes de venda.

Os sucessos foram se repetindo. Fizeram show no “ Canecão”, no Rio de Janeiro,foram contratados pela Rede Globo para o programa: “ Leandro e Leonardo Especial”, e em 15 anos de carreira, acumularam 25 milhões de discos vendidos.

A dupla se uniu a Chitãozinho e Xororó, no programa da Globo: “ Os Quatro Amigos”.Estavam definitivamente consagrados.

No auge do sucesso, Leandro começou a se sentir mal e após muita luta e muito sofrimento dele, da família, do irmão e todos os fãs, Leandro faleceu em 23 de junho de 1998.

Leonardo chorou desesperadamente e pensou em parar. Muitas vezes. Mas por pressão de todos, voltou a gravar em 1999, quando lançou: “ Tempo”, seu primeiro disco solo. Atualmente( 2013) já gravou 11 CDs, 4 DVDs, com a marca incrível de 12 milhões de cópias vendidas.

A Vida de Leonardo:

Sua vida emocional é repleta de casamentos. Em 1980, casou-se com Maria Aparecida Dantas e eles tiveram o filho Pedro Leonardo. Depois da separação, Leonardo teve duas filhas, com duas namoradas diversas. As filhas chamam-se: Isabella e Jéssica. Nos anos 90, Leonardo conheceu Poliana Rocha. Casaram-se e em 1998, nasceu José Felipe.. Separaram-se. Nesse mesmo ano nasceu: Matheus Vargas. Separou-se. Aí conheceu a jornalista Naira Ávilla e nasceu: João Guilherme, em 2002. Leonardo retornou ao casamento com Poliana, com quem está até hoje.

No dia 7 de maio de 2011, Leonardo ficou avô, pela primeira vez, de Maria Sophia.

Apesar dessa prole meio confusa, quando precisa ou sofrem, eles se juntam, como quando o mais velho dos filhos, o filho Pedro, cantor, sofreu grave desastre de carro. O sofrimento foi geral e a família se uniu, até a cura de Pedro, que felizmente aconteceu.

O sucesso de Leonardo é eterno. Em 2013, grava seu mais novo disco: “ Vivo Apaixonado”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação