MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LEILA DINIZ


Leila Diniz nasceu em 25 de março de 1945, no Rio de Janeiro.

De temperamento ousado, franco, avançado sempre, ela foi ao aos poucos tornando-se uma mulher à frente de seu tempo. Trabalhou tanto em televisão, como em cinema. Em 1965 começou na TV Paulista, quando ela já estava se transformando em TV Globo.

Ali fez as novelas: “Ilusões Perdidas”; “Paixão de Outono”; “O Sheik de Agadir”; “Um Rosto de Mulher”; “Eu Compro Esta Mulher”; “A Rainha Louca” e “Anastácia, a Mulher Sem Destino”. E, ao mesmo tempo, se tornou uma musa do cinema nacional com os filmes: “Todas as Mulheres do Mundo”; “Mineirinho Vivo ou Morto”; “Edu, Coração de Ouro”; “A Madona do Cedro; “O Homem Nu” e “Fome de Amor”.

Aí Leila Diniz foi para a TV Excelsior, onde fez as novelas: “O Direito dos Filhos”; “A Menina do Veleiro Azul”; “Vidas em Conflito” e “Dez Vidas“, onde entrou no decorrer da trama, substituindo a atriz Regina Duarte que foi contratada pela TV Globo. Em 1970, Leila Diniz fez na TV Tupi, a novela “E Nós Aonde Vamos?”.

Mas seu campo maior de trabalho era mesmo o cinema. E nessa mesma época fez filmes importantes como: “Azyllo Muito Louco”; “O Donzelo”; “Mãos Vazias” e “Amor, Carnaval e Sonhos”.

Ela foi casada com o cineasta Domingos de Oliveira, de quem se divorciou em 1966. E então se casou com o também cineasta Ruy Guerra, com quem teve uma filha, Janaina, mas se separou em 1971.

Quando grávida de sua filha, Leila Diniz esteve de biquini na praia de Copacabana e foi fotografada com uma barriga já bem grande. Aquela imagem, que no primeiro momento foi um escândalo, se transformou em um quebra de paradigma da posição da mulher diante da sociedade. Foi considerada a maior representante da liberdade feminina de seu tempo, a ponto de todas as outras grávidas desde então, também passarem a mostrar suas barrigas em fotos e ao vivo.

Mas a vida de Leila Diniz, de tantas glórias, tantos elogios, tantas emoções, foi curta e interrompida de forma trágica. Em 14 de julho de 1972, a linda e jovem atriz estava no avião que vinha de Nova Delhi, na Índia e que caiu, matando todos os seus ocupantes. A filha Janaina estava com apenas seis meses de vida.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação