MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LAFAYETTE GALVÃO


Lavayette Urbano Galvão nasceu em Pouso Alegre, Minas Gerais, em 12 de julho de 1931.

Começou a carreira ingressando na Companhia Teatral de Cacilda Becker, onde trabalhou na peça “O Santo Milagroso” de Lauro Cesar Muniz com direção de Walmor Chagas. Foi dirigido e atuou nos palcos ao lado de ícones como Augusto Boal, Antonio Abujamra e Paulo José.

Ele também fez Cinema e atuou em cinco filmes: “Essa Gatinha é Minha”; “Adorável Trapalhão”; “Luz, Cama, Ação!”; “O Grande Desbum” e “O Namorador”, esse último em 1980.

Na TV ele chegou como autor quando teve sua peça de teatro, “O Barba Vermelha” encenada no Teleteatro Studim 4 na TV Tupi de São Paulo, com direção de Benjamin Cattan, no início dos anos 1960.

Também autor e roteirista, escreveu alguns episódios de “A Grande Família” na Globo em 1973, trabalhando juntamente com Armando Costa e Oduvaldo Vianna Filho. Em 1977, adapta a obra do escritor cearense José de Alencar para uma novela das 18 horas da TV Globo, intitulada “Sinhazinha Flô”, com direção de Herval Rossano.

Como ator estreou na TV Globo em uma das primeiras novelas da emissora, “Rosinha do Sobrado“, em 1965, e depois esteve em “Sinhazinha Flô”; “Maria, Maria”; “Coração Alado”; “O Primo Basílio”; “La Mamma” e “O Portador” na TV Globo.

Foi para a TV Manchete em 1986 e lá atuou em “Tudo ou Nada” e “Dona Beija“, de Wilson Aguiar Filho, com direção de Herval Rossano, onde viveu o personagem Costa Pinto.  Ainda na Manchete ele fez “A História de Ana Raio e Zé Trovão” e “O Fantasma da Ópera“.

Também atuou em “A Viagem”; “A Próxima Vítima”; “Quem é Você?” ; “Corpo Dourado”; “Chiquinha Gonzaga” e “Suave Veneno” na TV Globo e na TV Bandeirantes marcou presença em “Perdidos de Amor”.

Grande conhecedor da Musica Popular Brasileira foi um dos redatores do “Brasil Especial” da TV Globo, juntamente com o musicólogo Ricardo Cravo Albin.

Suas últimas participações na Televisão  foram em 2009 e 2010 na novela “Poder Paralelo” da TV Record e no seriado “Malhação ID” na TV Globo.

Lafayette Galvão faleceu no Rio de Janeiro, onde ultimamente morava no Retiro dos Artistas, aos 86 anos, em 07 de junho de 2019.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação