PRÓ-TV


KITO JUNQUEIRA


O nome do ator Kito Junqueira é Heráclito Gomes Pizano. Ele nasceu em 15 de maio de 1948, na capital paulista. Além de ator, ele é também diretor e produtor. Fez a Escola de Artes Dramáticas de São Paulo.

Em televisão, Kito Junqueira começou na antiga TV Tupi de São Paulo, em 1973, atuando na novela: “Divinas e Maravilhosas”. Em 75, na mesma emissora, fez: ” Vila do Arco”. Em 76: ” Tchan! A Grande Sacada”. Em 1977, passou para a TV Globo e fez: ” Espelho Mágico” E em 78: ” Te Contei?”. Novamente na Tupi, em 1979, participou da última novela da emissora, que aliás ficou inacabada, pois a emissora fechou, antes de seu término, que foi: ” Como Salvar Meu Casamento”. Aí Kito Junqueira passou para a TV Bandeirantes, onde ficou por alguns anos. Em 1980, fez: ” Cavalo Amarelo”, em 81: ” Os Adolescentes”. Em 82: ” Ninho de Serpente” e ” O Campeão”.Em 984, o ator fez na Rede Globo: ” Vereda Tropical”. Em 85, fez no SBT: ” Jogo do Amor”. Em86, na TV Manchete: ” Tudo Ou Nada”. Em 88, na Rede Globo: ” Chapadão do Bugre”. Em 1990, na Rede Manchete, participou da novela, que foi enorme sucesso: ” Pantanal”. Em 97, na CNT: ” Por Amor”.Em 2006, na Rede Record, Kito Junqueira fez: ” Cidadão Brasileiro”. Em 2006, na mesma emissora: “Vidas Opostas”.E ainda sempre na Record, em 2007: ” Luz do Sol” e depois, em 2008: ” Chamas da Vida” e em 2009, o seriado “A Lei e o Crime”.

Ainda em televisão, Kito fez um episódio de: ” Você Decide, na Globo, foi diretor de: ” Maçã do Amor”, na Rede Bandeirantes e foi apresentador de ” Acredite se Quiser”, na Record, em 2006.

Kito Junqueira recebeu muitos prêmios, na sua longa carreira em teatro, televisão e cinema, pois já são mais de 35 anos. Recebeu o ” Prêmio APCA” e o ” Prêmio Mambembe”, por sua produção e atuação na peça: “Bent.”Ganhou o ” Prêmio Revelação de Ator”. Fez a peça: ” O Encontro de Descartes” e ganhou o ” Prêmio Mambembe” e o ” Prêmio Molière”, como Melhor Ator. E o ” Prêmio APCA”, pela ” Melhor Peça”.

O ator fez ainda as peças teatrais:” Falemos Sem Calça”,” Não Explica Que Complica”,” A Herdeira”,” O Monta Cargas”, ” As Cinzas da Mamãe”,” O Último Encontro”.

No cinema, Kito Junqueira fez vários filmes. Dentre eles: ” Eternamente Pagu”, ” La Lona”, Topografia de Um Desnudo” e um documentário sobre a vida de Paulo Francis.

Kito Junqueira, com bravura, coragem e muito trabalho, conseguiu suportar um grande drama de sua vida, que aconteceu em fevereiro de 2003. Sua ex- esposa, a advogada Lúcia Alvarez, mãe de sua filha, foi sequestrada e assassinada, naquele dia. ” Essa experiência mudou completamente meu interior”, disse na ocasião o ator.

Kito Junqueira foi Deputado Estadual em São Paulo.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais