MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JUREMA PENNA


Jurema Gonçalves Penna nasceu na Bahia, na cidade de Alcobaça, em 8 de dezembro de 1926.

Formada em Direito e em Teatro, ela começou a carreira nos palcos, em 1950, no espetáculo “Auto da Graça e Glória”, encenado na Bahia, e depois atuou em “Código Penal 217″; “A Grande Estiagem”; “As Três Irmãs” e “O Auto da Compadecida”. 

No Cinema, estreou em 1961, no filme ”Mandacaru Vermelho”, de Nelson Pereira dos Santos, e também esteve em “O Pagador de Promessas”; “Tocaia no Asfalto”; “Sol Sobre a Lama”; “O Tropeiro”; “Seara Vermelha”; “Como Vai, Vai Bem?”; “A Doce Mulher Amada”; “As Moças Daquela Hora”; “O Forte”; “Os Pastores da Noite” e “Tenda dos Milagres”.

Em Televisão, a atriz baiana estreou na Rede Globo em 1969, participando da novela “Rosa Rebelde“, e lá estreitou sua amizade com Janete Clair e Dias Gomes. Chegou a ser secretária de Janete e atuou em algumas novelas escritas pelo casal como “Verão Vermelho; “Irmãos Coragem”, onde lhe coube o papel de Indaiá, mãe da índia Potira, feita por Lúcia Alves; “O Homem Que Deve Morrer”; “Selva de Pedra” e as minisséries “Lampião e Maria Bonita”; “Tenda dos Milagres”; “O Pagador de Promessas” e “Tereza Batista”.

Jurema Penna desenvolveu um projeto cultural, que teve apoio da Fundação Cultura do Estado da Bahia. O nome do projeto era “Chapéu de Palha” e se destinava a mostrar aos baianos de todos os recantos, as várias facetas da arte baiana. E para esse projeto ela escreveu as peças “Yemanjá, Rainha de Ayocá”; “Negro Amor de Rendas Brancas”; “Estória do Bombeirinho Valente”; “Abra Alas para o Major Cosme”; “Bahia Livre Exportação” e “O Bonequinho Vitalino”.

Jurema Penna faleceu aos 74 anos, em 20 de setembro de 2001, em Salvador, no Hospital Português, após ter sido acometida de um acidente vascular cerebral.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação