MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JÚLIO ROSEMBERG


Júlio Rosemberg nasceu em 28 desetembro de 1917 em Pelotas, no Rio Grande do Sul . Filho temporão de umafamília numerosa, cedo perdeu seus pais e ficou então morando nacapital, Porto Alegre, com seus irmãos. Assim, começou a trabalhar cedo. Foicaixeiro viajante, aos 16 anos, vendendo cabides pelo interior do estado.

Era defamília judaica, sendo neto de rabino. Aos 18 anos foi servir o exército, comoenfermeiro. Depois disso foi morar numa pensão, no bairro de Bom Fim, em PortoAlegre. Lá conheceu Fanny, com quem veio a se casar. O casal mudou para oRio de Janeiro e depois para São Paulo. Nas suas andanças, conheceu AssisChateaubriand, e dele ficou amigo. Foi o bastante para Júlio perceber seusdotes vocais e seu carisma. Voz grave, perfeita, logo o levaram à locução.Foi ser apresentador de shows em cinemas de bairros. Era um animador deplatéias.

O programa chamava-se;”Ronda dos Bairros” e depois passou aser: “Carrossel dos Bairros”. Estourou. E nesses palcos improvisados,passaram cantores de grande nome, como: Ângela Maria, Nelson Gonçalves eoutros. Isso foi na Rádio Tupi de São Paulo. Aí veio a Televisão Tupi e foiainda melhor para Júlio. E ele apresentou: Luiz Vieira, Agnaldo Rayol, AltemarDutra, Nelson Ned, Cláudia, Tony Campello, Cely Campello e muitos outros. Foramtantos, mas não dá pra deixar de citar, que entre eles estavam:Roberto Carlos, Erasmo Carlos. Era o “Programa Júlio Rosemberg”.

Em1970 ele voltou a sua terra e foi trabalhar na TV Piratini, de PortoAlegre. Depois, a convite de Maurício Sirosky, foi para a Rádio Gaucha,que alcançou grande audiência, com seu programa “JR”, que ia de meianoite às 5 da manhã. Depois foi para a Rádio Faroupilha e lá ficou até ofim de seus dias. E, como diz sua filha Firma, “Ficou atuando até poucosdias antes de sua passagem para o mundo dos céus!!”

Júlio Rosemberg casou-se pelasegunda vez e, ao falecer, deixou a esposa , uma filha e dois netos dessecasamento. Eles vivem em Israel e estão recolhendo material sobre o pai e avô,pois acham que ele merece receber um tributo à altura de tudo o que fezpelos artistas. E diz ainda Frida, a filha:”Precisamos mostrar aos jovens ovalor desse homem, que lançou tantos nomes e nunca negou apoio àqueles quetinham valor e não tinham tido chance. Júlio Rosemberg nunca disse”Não”.

Júlio Rosembergfaleceu em19 de abril de 2004.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação