MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JÚLIO MEDAGLIA


Julio Medaglia é maestro. Em menino tinha o apelido de “Periquito”, pois nasceu em São Paulo, perto do Clube Palmeiras, que sempre foi sua paixão. A data de seu nascimento é 16 de abril de 1938.

De família pobre, o pai era ferroviário da S.P.R. e a mãe dona de casa. Nunca pensou-se que o jovenzinho pudesse ser músico. Mas foi uma amiga que conseguiu um instrumento musical, um violino, e ali o menino foi começando sozinho,a tirar os primeiros sons. Começou a se enturmar com músicos amadores, ligados ao Clube Palmeiras.

Na verdade, a mãe, ainda que sendo uma mulher simples, gostava de rádio, onde ouvia novelas e músicas e o filho a acompanhava. Diz Julio Medaglia, que considerava o rádio da época, muito rico e refinado, no que diz respeito à música. A sonoplastia dos seriados e das novelas era pautada em autores clássicos da mais elevada categoria. E isso influenciou o garoto, que logo que pode, começou a tocar em outros conservatórios, tendo ganho uma bolsa que o levou à Bahia, onde conheceu o gênio, Edgar Bastos, reitor da Universidade baiana. Para lá foram o Prof. Koelbeulter, Lanka Rudska, Gianni Rato, e artistas de várias áreas.

Ali se organizou uma Orquestra Sinfônica, onde Julio Medaglia se engajou. Ganhava um pequeno salário. Em seguida, porque já estudava música, fez também o curso para Maestro. E então conseguiu uma bolsa de estudos na Alemanha. Estava selada a carreira de Julio Medaglia. Estava com cerca de 20 anos e a bolsa era muito pequena, mas, como já tinha estado na TV Excelsior, onde fizera amizade com Álvaro de Moya, conseguiu passagem pela Panair e mandou-se para Freiburg.

E lá estudou regência para valer, na Escola Superior de Música. Logo passou a ser músico internacional. Estando na Europa, percorreu vários países, ora estudando, ora regendo. Alguns anos depois, voltou para o Brasil e foi aí que colaborou para o lançamento do Movimento Tropicalista, ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Torquato Neto. Voltou novamente à Alemanha, quando se casou com Sabine, com quem vive até hoje.

Ligou-se muito à cidade de Baden-Baden, que fica às margens do Reno, e onde há figuras da mais alta cultura musical. Em 75 voltou para o Brasil, convidado pela TV Globo. Então assim, sempre ligado à música, esteve várias vezes nas emissoras de televisão brasileira. Foi regente titular da Sinfônica Municipal de São Paulo e Diretor do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi, ainda que indo constantemente à Europa, o regente da Orquestra Sinfônica Amazonas, que ele organizou e que foi sua paixão do , e que teve sua sede em Manaus, abrigando músicos do mundo inteiro. Foi no meio da floresta amazônica, que Julio Medaglia viveu esse momento radiante de sua vida.

Desde 2005, Maestro Júlio Medaglia organiza e apresenta muito bem o programa;”Prelúdio”, na TV Cultura de São Paulo.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação