MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JÚLIA FELDENS


Júlia Feldens nasceu em Lajeado, no interior do Rio Grande do Sul no dia 5 de maio de 1978. Deixou a cidade aos 18 anos. Trancou o primeiro ano da faculdade de psicologia, que cursava em Santa Cruz do Sul, para fazer uma oficina com o diretor Gerald Thomas. O diretor a chamou para fazer a peça “Os Reis do Iê-iê-iê’, em Curitiba. Júlia descobriu que atuar era o que queria fazer dali em diante.

Mudou-se para o Rio de Janeiro, em 1997, mas foi em São Paulo que surgiu a chance de interpretar Ofélia, na peça “Hamlet”, uma produção de Marco Ricca dirigida por Ulisses Cruz.

A porta de entrada para a Globo foi aberta por Ulisses Cruz, que a chamou para “bater texto” com atores da emissora. Na época, Júlia fazia aulas com o diretor Antunes Filho. Tudo isso a credenciou para ensaiar com alguns atores cotados para “Suave Veneno”, novela escrita por Aguinaldo Silva a partir de “Rei Lear”, do dramaturgo inglês. Alguns meses depois Júlia foi convidada para fazer um teste para “Força de um Desejo”. A atriz estava cotada para viver a escrava branca Olívia, que acabou nas mãos de Cláudia Abreu. E Júlia ficou com a personagem Juliana, que tinha muitas cenas com o personagem de Selton Mello, que Julia considerava um grande talento e lhe dava segurança na atuação. A novela revelou o talento de Júlia, que conquistou a simpatia do público.

Na bagagem da televisão, Júlia acumula ainda “Laços de Família”, “Brava Gente – O Comprador de Fazendas”, “Sabor da Paixão”, “Coração de Estudante” e “Um Só Coração”.

No cinema ela fez “Em Teu Nome”, “Cristina Quer Casar” e curta “O Fusca”.

Em 2001 recebeu o Troféu APCA da Associação Paulista de Críticos de Arte como revelação feminina, por “Laços de Família”.

Após o final da minissérie “Um Só Coração”, Júlia Feldens resolveu se afastar da vida artística. Casou, teve dois filhos, e voltou a estudar, para completar a universidade que abandonou ao sair de Lajeado.

 

Em 05-05-2017 / M.A.Z.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação