MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JUCA DE OLIVEIRA


Juca de Oliveira se chama José de Oliveira Santos. Nasceu em São Roque, cidade vizinha à capital paulista, em 16 de Março de 1935.

Filho de Antonio de Oliveira Santos, cuja profissão era fazer “rolo”, como diz brincando Juca, o filho famoso, que é trocar cavalo por burro, etc .. Sua mãe, Josefina, deu à luz Juca, em 16 de março de 1935. O garoto cresceu e estudou em São Roque; mas quando foi para a capital, entrou na Faculdade de Direito, para orgulho e felicidade da família. Fez também um teste vocacional, em que ficou sabendo que sua inclinação era ser ator. Aquilo o empolgou tanto, que tomou conhecimento da existência da Escola de Arte Dramática de São Paulo e nela ingressou. Não demorou muito para que desistisse de Direito, para se dedicar à profissão, que abraçaria para todo o sempre.

Conheceu ali Aracy Balabanian, Glória Menezes, e vários outros, que seguiram com ele a profissão que escolheram. Começou então pelo teatro. Entrou logo para o famoso T.B.C. (Teatro Brasileiro de Comédia), onde fez inúmeras peças, como: “A Semente” , “O Pagador de Promessas”, “A Morte do Caixeiro Viajante” . Passou para o revolucionário Teatro de Arena, e ali fez: “Eles não usam Black-Tie” , “O filho do cão”, de Gianfrancesco Guarnieri, entre outras tantas peças deimenso sucesso. Na época militava politicamente, Era da esquerda comunista, e por isso se auto-exilou na Bolívia.

Na volta, se ligou à Televisão Tupi de São Paulo. E começou a fazer inúmeros TVs de Vanguarda e TVs de Comédia, na época dirigidos por Benjamin Cattan. Fez “Essa noite se improvisa” , “Em moeda corrente do país”, tendo como parceira VidaAlves , em peças exibidas no palco do Auditório Tupi, e que foram bemrecebidas. E aí aconteceu o sucesso extraordinário da novela “Nino o Italianinho” deGeraldo Vietri,na série em que ele enfocava tipos humanos de imigrantespaulistanos. Juca de Oliveira depois passou para a TV Globo e recebeu consagração nacional, como um dos maiores atores do Brasil.

Jamais, porém, deixou de fazer teatro, sua grande paixão. Montou companhia própria e aí descobriu sua outra grande vocação, a de autor teatral. As casas estiveram sempre lotadas, quando Juca de Oliveira montou “Meno Male”, “Hotel Paradiso”, “Caixa Dois”. Essas são comédias, o que não era esperado, pois como ator, Juca é dramático. Nas 60 peças em que atuou como ator, fez quase sempre o papel central, aquele que dá a linha mestra à história encenada, e que por isso sempre são os personagens mais pesados.

Casado pela segunda vez, na primeira com Claudia Mello e na segunda com Maria Luiza, há30 anos. Sua filha Isabel estuda Biologia e também é fazendeira e cantora. Juca de Oliveira diz que adora a “tribo artística”, que pode ser “estigmatizada”, como ele diz, mas à qual tem muito orgulho de pertencer. Inteligente, trabalhador, sensível, Juca de Oliveira, dentro da profissão, é realmente um vencedor. E agora está pensando em entrar na sua “essência caipira” , e a transportar para o teatro. Mas seu espírito crítico o faz , ainda em 2007,montar a peça: “Às favas com os escrúpulos”.

Voltando a falar de sua carreira televisiva, foram mais de 30 novelas, seriados e minisséries na TV Tupi, Globo, SBT, Band e Record. Destaque para “A Outra” (1965 / Tupi), “Nino, o Italianinho” ( 1969 / Tupi), “Saramandaia” ( 1976 / Globo), “Ninho da Serpente” (1982 / Band), “Brasileiros e Brasileiras” (1990 / SBT), “Fera Ferida” (1993 / Globo), “As Pupilas do Senhor Reitor (1995 / SBT), “A Idade da Loba” (1995 / Band), “Os Ossos do Barão” (1997 / SBT), “Torre de Babel” ( 1998 / Globo), “Vidas Cruzadas” ( 2000 / Record) e o mega-sucesso “O Clone” (2001 / Globo).

Nos últimos anos, esteve envolvido em várias minisséries e seriados da TV Globo, destaque para “Mad Maria” (2005), “Amazônia” (2007), “Queridos Amigos” (2008), “A Cura” (2010), “Araguaia” (2011), “Avenida Brasil” (2012) e “Flor do Caribe” (2013).

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação