MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JUCA CHAVES


Juca Chaves tem como nome deregistro Jurandyr Czaczkes. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro,em 22de outubro de 1936.

Sempre gostou de música, e sua formação foierudita. Ele gostava também de poesia e era bem novo quando compôs:”Hinopara os Cachorros”. Tinha veia satírica, logo se percebeu. Foi criado emSão Paulo, estudando no Colégio Mackenzie, onde organizava festas, para cantarsuas canções. Fazia os estudos acadêmicos, mas estudava música comvários mestres. Foi aluno dos maestros: Guerra Peixe,Oswaldo Lacerda, LourdinhaAmaral, Scupinari, Bernardo Federowsky, Fausto Antão Fernandes, Nair Medeiros,Maynard Araújo, Eleazar de Carvalho. E com isso aprendeu: violão,harmonia,fuga, solfejo, canto, regência, canto orfeônico,piano, folclore.

Ele erarealmente um estudioso e um crítico sutil. Aos 18 anos fundou o grupo:Seresteiros de São Paulo. Foi quando estourou no Brasil a bossa-nova e JucaChaves gostou, pois se aproveitou da onda para fazer suas sátiras Era ofinal do anos 50 e ele cantava, parodiando o grande ídolo da época, JoãoGilberto.A carreira profissional ele iniciou na TV Tupi de São Paulo, como fezsempre, cantando e tocando violão. Tinha uma peculiaridade: cantava semsapatos. Isso mexia com os nervos dos mais velhos, dos diretores, mas Juca nãose importava e cantava suas modinhas.

Em 1957, realizou seu primeirorecital no Teatro Leopoldo Fróes. E no final dessa década, editou seuspoemas satíricos:”Pincel da Sociedade”. Quis também nessa época serjornalista e trabalhou nos Diários Associados e na Última Hora. Voltou sópara a música, que era o que mais gostava. Em 60, gravou um LP:”AsDuas Faces de Juca Chaves”, em que tiveram destaque as músicas:”PorQuem Sonha Ana Maria? “e “Nasal Sensual”, numa alusão aopróprio nariz, que é grande.

Gravou depois: “Presidente Bossa-Nova”,uma crítica ao presidente Juscelino Kubtschek, que lhe gerou problemas com acensura. O que também aconteceu , quando gravou:”O Brasil Já vai àGuerra”, que se referia à aquisição de um porta-aviões, pelo governobrasileiro. Então em 1963,após gravar “Dona MariaTereza”, que era o nome da esposa do presidente João Goulart, Jucamudou-se para Portugal. Pensava fugir da censura, mas teve problemas também como governo português de Salazar. Transferiu-se então para a Itália, e ficou aotodo 6 anos longe do Brasil. Gravou então:”Lé com lé, cré com cré”,que fez sucesso. E gravou suas músicas mais famosas em versão para o italiano,entre as quais;”Nazo Mio”.

Ao voltar para o Brasil, foi contratado pela TVRecord, e passou a apresentar o programa;”Juca, Caviar e Mulher”.Gravou em 74 o LP “Muito Vivo”, com composições bem marcantes, entreas quais; “Caixinha, Obrigado”; “Take Me Back To Piauí”,”Paris Tropical”.

Juca Chaves gravou, além dasmúsicas acima citadas, uma quantidade enorme de outras. Citemos algumas:”A Cúmplice”;”Cantiga para Yara dormir esonhar”;”Crítica das Críticas”;”Jeová, Jeová”;”Políticos de Cordel”;”Trenzinho Elétrico”;”Vou vivernum Arco-iris”; “Yaralá, yaralando”.”Rimas Sádicas’,”Pequena Marcha Para um Grande Amor”e inúmeras outras.

Casado com Yara, para quem fez inúmerasmodinhas, eles têm duas filhas adotivas e residem na Bahia.

Em 2006, em parceria com o Grupo Pão deAçúcar, alugou um grande espaço e ali montaram o Teatro JucaChaves, no bairro paulistano do Itaim. No mesmo ano, foi candidato a senador na Bahia, porém não se elegeu.

Ele continua fazendo apresentações emtodo o país, acompanhando-se sempre com violão ou alaúde.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação