MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOSÉ VASCONCELLOS


José Thomaz da Cunha Vasconcellos Neto nasceu no estado do Acre, na capital Rio Branco, em 20 de março de 1926.

Ele nasceu no Palácio do Governo, onde seu avô, José Tomás da Cunha Vasconcellos era governador e seu pai Tancredo Austregésilo da Cunha Vasconcelos era secretário do governo.

Seu início foi em rádio e especializou-se em imitar vozes de outros artistas. Era muito bom nisso. Apresentava uma perfeita imitação de Ary Barroso, entre outros. Em 1941, no Rio de Janeiro, atuou no programa “Papel Carbono” e também no “Programa do Casé”. De 1945 a 1950, trabalhou na Rádio MEC do Rio de Janeiro

No Cinema, apareceu em 1947, no filme “Este Mundo é um Pandeiro” e atuou ainda em “Sinfonia Amazônica”; “Os Maridos Traem …e as Mulheres Subtraem”; “O Menino Arco-Iris”; “Os Trapalhões no Mundo da Fantasia”; “O Quebra-Nozes” e “O Casamento de Romeu e Julieta”. 

Considerado o pioneiro brasileiro no gênero stand up comedy nos palcos, ele fez inúmeros espetáculos, entre eles, “Eu Sou o Espetáculo”; “JV no País dos Bilhetinhos”; “Defunto Zero Quilômetro” e “Esses Homens Traidores e Seus Galhos Matravilhosos”.

Em 1952, começou a trabalhar na TV Tupi de São Paulo, onde atuava em “Toca do Zé“, programa humorístico que fez muito sucesso. Trabalhou também no programa “Show Zé Vasconcelos”, em 1959, na TV Rio, e depois em 1963, no “Chico Anysio Show” da TV Excelsior e em 1964, no “Espetáculos Tonelux”, também na mesma emissora. Esteve também em “O Mundo Alegre de José Vasconcelos”; “My Fair Show”; “A Cidade Se Diverte” e “Hospital Tan Tan”, todos na Excelsior, além da novela “Quatro Homens Juntos” na TV Record; no programa “Café Sem Concerto” na TV Tupi, no “Chico City” na TV Globo; no especial “Plunct, Plact, Zuum”, também na Globo; em “Domingo de Graça” na TV Tupi e na “Escolinha do Professor Raimundo”, no papel do gago Rui Barbosa Sá Silva, em 1992/1993, na TV Globo.

Em 1965, após uma viagem aos Estados Unidos, ele resolveu criar no Brasil um parque temático no município de Guarulhos, onde investiu todas as suas economias e quase faliu por isso. O empreendimento ficou muito caro e, sem ter obtido apoio oficial de qualquer espécie, sua “Cidade Infantil”, nunca ficou pronta. Fez terraplanagem, restaurante, mas não conseguiu chegar à conclusão do projeto.

Sua última participação na Televisão foi no programa “Escolinha do Barulho”, exibido na TV Record, entre 1999 e 2001.

Em 2009, foi lançado o DVD documentário “Ele é o Espetáculo”, do cineasta Jean Carlo Szepilovski, que homenageia José Vasconcellos.

José Vasconcellos, nos últimos anos de sua vida, esteve afastado da televisão devido ao mal de Alzheimer. Ele faleceu em 11 de outubro de 2011, de uma parada cardíaca, aos 85 anos de idade, na cidade de São Paulo.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação