MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOSÉ MESSIAS


José Messias nasceu na cidade de Bom Jardim de Minas, em Minas Gerais, em 1928. Ele era compositor musical, apresentador, produtor de rádio e televisão e participante constante de júris de programas de auditório. Seu nome completo era José Messias da Cunha. Sua família era pobre, mas muito ligada à música. O pai , o tio e até o avô eram regentes de banda. E José, o garoto, desde cedo começou a compor músicas para blocos de carnaval.

Um pouco mais velho, José Messias mudou-se para a cidade de Barra Mansa, no estado do Rio e participou de apresentações circenses, aprendendo pequenos segredos. Logo, porém, mudou-se para a capital, Rio de Janeiro, onde chegou em 1945, onde chegou aos 17 anos. Procurou o rádio e participou do programa: ” Papel Carbono”, de Renato Murce. Mas, para completar o dinheiro para a subsistência, trabalhou em comércio. Foi, porém, logo apresentado ao compositor famoso: Herivelto Martins,de quem se tornou secretário. Foi quando as portas se abriram para José Messias, que chegou a substituir Grande Otelo, em apresentações que ele não podia fazer.

Em 1953, José Messias conseguiu que fosse gravada uma composição sua para o carnaval, cantada por Heleninha Costa. Foi a “Marcha do Coça Roça”. Não parou mais de compor músicas e conseguiu que as gravassem, cantores de nome, como: Emilinha Borba, Quatro Ases e um Coringa, Francisco Carlos, Marlene.

Em 1954, José Messias foi nomeado pelo presidente João Goulart, para o Ministério do Trabalho, no Serviço de Recreação Operária, ficando à disposição da Rádio Mauá. Em 1955, Messias fez sua estreia como apresentador de auditório na Rádio Mayrink Veiga e por dez anos ele acumulou o cargo público, com a apresentação do programa e depois com a direção da rádio. Passou em seguida por várias emissoras. Foi aí que, ao lado de Carlos Imperial e Jair Taumaturgo, fundou a Jovem Guarda, movimento que se identificava com a juventude da época e que lançou grandes nomes, como: Roberto Carlos, Clara Nunes, Jerry Adriani, Wanderley Cardoso e outros, que ele lançava em seu programa:” Favoritos da Nova Geração!”.

Em 1966, José Messias foi contratado pela Rádio Nacional como locutor, apresentador e produtor. Nessa emissora criou e apresentou inúmeros programas, como: ” Show da Cidade”; “Programa José Messias”, ” A Hora dos Calouros”, ” Viva a Jovem Guarda”. E na década de 70, começou também em televisão, participando das emissoras cariocas: TV Tupi e TV Rio. Logo passou a aparecer no mais famoso corpo de jurados da época, que era o do programa: ” Flávio Cavalcanti”. Em 1972 , transferiu-se para a TV Bandeirantes e o SBT, passando a produzir o programa: ” Clube dos Artistas”, apresentado pelo casal Airton e Lolita Rodrigues, recém saídos da TV Tupi.

Nas década de 80, sem sair da Rádio Nacional, tornou-se proprietário de emissoras de rádio da região dos Lagos, no Rio e do Jornal de Negócios e assumiu a superintendência do Sistema Serramar de Comunicações. Em 1998, tornou-se Secretário de Cultura, Educação, Esportes e Lazer de Saquarema, cidade praiana do Rio..

José Messias teve mais de 200 músicas gravadas por cantores, como: Roberto Carlos, Caetano Veloso, Silvio César, Quarteto em Sy, Pery Ribeiro, Emilinha Borba, Nelson Gonçalves, Dircinha Batista, Linda batista, Clara Nunes e outros.

Desde 2001 era jurado dos calouros do “Programa Raul Gil”, exibido por Band, Record e SBT. Foi também o criador do famoso quadro “Para Quem Você Tira o Chapéu”, apresentado por Raul Gil, em que famosos tiraram ou não seus chapéus para outros famosos.

Faleceu em 12 de junho de 2015, aos 86 anos.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação