MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOSÉ MAURO DE VASCONCELOS


José Mauro de Vasconcelos nasceu em 26 de fevereiro de 1920, na cidade do Rio de Janeiro e faleceu em São Paulo, em 24 de junho de 1984. Foi escritor,mas muitos de seus trabalhos foram adaptados para a televisão. Além disso foi ator de cinema e de televisão.

Sua família era nordestina e tão pobre, que ele foi mandado para Natal, para que os tios o criassem. Embora tenha nascido no bairro de Bangu, no Rio.ornou-se um carioca nordestino, o que foi bom para a sua obra literária. Entrou na Faculdade de Medicina na capital potiguar, mas a abandonou, voltando ao Rio, procurando melhores oportunidade de emprego. Fez de tudo. Foi carregador de bananas, numa fazenda do litoral do estado, foi instrutor de boxe, foi até modelo pictórico, pois tinha belo corpo e era bonito. O escultor Bruno Giorgio, fez uma estátua sua, no “ Movimento à Juventude”,do Ministério da Educação. Em São Paulo, Mauro foi também garçom.

Mas algumas coisas boas também lhe aconteceram. Ganhou uma bolsa de estudos para a Espanha, onde ele ficou pouco, pois preferiu percorrer toda a Europa. Outra coisa diferente que fez, foi acompanhar os irmãos Villas Bôas, em suas viagens ao Xingu.

Já amadurecido, por tantas façanhas, escreveu seu primeiro livro: “Banana Brava”, em 1942, focando garimpeiros..

Seu primeiro sucesso, porém, foi: “ Rosinha, Minha Canoa”, de 1962.

Mas o maior sucesso nacional foi: “ Meu Pé de Laranja Lima”, de 1968.

Desde menino, José Mauro gostava de ler. Lia Graciliano Ramos. José Lins do Rego e outros grandes escritores nacionais.

Quando começou a escrever, criou um jeito todo seu. Ficava tempos, às vezes até anos, pensando num tema. Depois, quando ia para a máquina de escrever, “ punha tudo pra fora”, como ele dizia. Era super-rápido. Em poucos dias escrevia o livro todinho.

Seus livros:

“ Banana Brava”, de 1942. “ Barro Blanco”, de 1948. “ Longe da Terra”, de 1949. “ Vazante”, de 1951. “ Arara Vermelha”, de 1953.” Arraia de Fogo”,de 1955. “ Rosinha, Minha Canoa”, de 1962. “ Doidão”, de 1963. “ O Garanhão das Praias”, de 1964 , “ Coração de Vidro”, do mesmo ano. “ As Confissões do Frei Abóbora”, de 1966. “ Meu Pé de Laranja Lima”, de 1968. “ Rua Descalça” e “O Palácio Japonês”, de 1969. “ Farinha Orfã”, de 1970. “ Chuva Crioula”,de 1972. “ O Veleiro de Cristal”, de 1973. “ Vamos Aquecer o Sol”, de 1974. “ A Ceia”, de 1975. “ O Menino Invisível”, de 1978 e “ Kuryala; Capitão e Carajá”, de 1979.

Seus filmes:

“ Carteira Modelo 19”( Lhe valeu o “ Prêmio Saci”, como Melhor Ator Coadjuvante);” Floradas na Serra”, “ Canto do Mar”( Nesse filme, além de ator, José Mauro foi quem escreveu o roteiro),” Na Garganta do Diabo”( Este lhe valeu o “Prêmio Governador do Estado”, como Melhor Ator)., “ A Ilha”( Onde ganhou o “ Prêmio da Prefeitura”, como Melhor Ator ),” Mulheres e Milhões”(Com este filme ganhou o “ Prêmio O Saci”, como Melhor Ator do Ano).

Seus livros: “ Meu Pé de Laranja Lima”, “ Vazante” e “ Arara Vermelha”, foram filmados.

Sua morte:

O importante romancista brasileiro morreu em 24 de julho de 1984, aos 64 anos, em São Paulo, de bronco pneumonia. Deixou muita saudade.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação