MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOSÉ HAMILTON RIBEIRO


O jornalista José Hamilton Ribeiro nasceu na cidade de Santa Rosa de Viterbo/SP, em 29 de agosto de 1935. Ganhou , desde pequeno, o apelido de ” Zé Gato”. Ainda estudante, era editor de um jornalzinho de sua escola. Ele gostava de escrever.

Em rapazinho mudou-se para a capital paulista e cursou Jornalismo, na Faculdade de Jornalismo Cásper Líbero, tendo começado em 1955. Seu começo foi na Rádio Bandeirantes de São Paulo. Logo passou a trabalhar em jornal, mesmo antes de se formar .Foi ser repórter no jornal: ” O Tempo”. Em seguida passou para o jornal” Folha de São Paulo”. Adorou o estilo de vida e a agitação de uma redação de jornal. Em 1962, ele ficou sendo redator chefe da revista: “Quatro Rodas”. Por essa época, sempre curioso e esforçado que era, José Hamilton havia entrado para a Faculdade de Direito , e se tornado bacharel em 1964. Com duas faculdades feitas e a vida pela frente, José Hamilton dedicou-se de corpo e alma à profissão e começou a ganhar prêmios. Na revista ” Quatro Rodas’, ele ganhou dois ” Prêmios Esso de Jornalismo”. Em 1966, ele se tornou editor-chefe da “Revista Realidade”, a mais importante da época. Aí ganhou mais três ” Prêmios Esso de Jornalismo”, em 1967, 1968 e 1970. Já era então considerado o maior jornalista brasileiro.

Em 1968, enviado pela Revista Realidade, José Hamilton Ribeiro foi fazer a cobertura sobre a guerra do Vietnã. Foi quando aconteceu um grande acidente e uma mina explodiu em José Hamilton .Ele perdeu uma perna. Seu ânimo jornalístico , sua juventude e seu amor à profissão, o levaram para a frente e ele continuou seu trabalho. Em 1969 ganhou um ” Prêmio Esso” individual, ao mesmo tempo em que lançou o livro: ” O Gosto da Guerra”, em que narra as lutas e o episódio da explosão da mina, e de sua dolorosa experiência.

Em 1972, José Hamilton foi para a Revista ” Veja” como repórter.Em 74, lançou o livro: ” Pantanal Amor Bágua”. Em 1975, dirigiu o ” Diário”, de Ribeirão Preto.Em 77, ficou sendo diretor do jornal” Dia e Noite”, de Rio Preto, onde ganhou mais um ” Prêmio Esso”.

Vindo a ditadura militar ,o jornalista resolveu deixar progressivamente a cidade de São Paulo, indo implantar novas tecnologias gráficas, nos jornais do interior, por onde cada vez mais foi se apaixonando. Em 1978, porém , ficou editor chefe do jornalismo da TV Tupi, de São Paulo, quando ganhou o “Prêmio Telesp de Jornalismo”. Ficou ainda diretor do “Jornal de Hoje”, de Campinas. Em 1979, lançou o livro: ” Senhor Jequitibá”.Em 1981, ele ficou atuando no ” Globo Repórter”. E em 1982, passou a ser repórter do ” Globo Rural” e depois seus editor-chefe. Recebeu então o ” Prêmio Wladimir Herzog de Direitos Humanos”,em 1985. Em 1986 ganhou o ” Prêmio José Reis de Jornalismo Científico”.

Em 1992, José Hamilton lançou o livro: ” Gota de Sol”,sobre laranja. Em 1993, ganhou o concurso de Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Em 1995, recebeu o ” Prêmio da Confederação Nacional da Agricultura”, como jornalista. Recebeu na ocasião o título de ” Cidadão Sul- Matogrossense”.Em 1997, lançou o livro: “Vingança do Índio Cavaleiro”. Em 1998, o livro: ” Jornalistas 37/97″.Em 2000, ganhou o ” Prêmio Cláudio Abramo de Telejornalismo”. Em 2004, o ” Prêmio Embratel de Jornalismo”.Em 2005, o: ” Grande Prêmio Revista Imprensa”.

Não foi só o Brasil que tanto prestigiou e premiou o jornalista José Hamilton Ribeiro.Também os Estados Unidos prestaram sua homenagem a ele. A Universidade de Colúmbia conferiu -lhe o “Prêmio Maria Moors Cabot”, por considerá-lo um modelo para as gerações de profissionais de imprensa, por sua energia inesgotável, por seu compromisso com o jornalismo sério, e por seu destaque em toda a América Latina.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação