MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JORGE BEN JOR


Jorge Ben nasceu na cidade doRio de Janeiro, no bairro de Madureira. Foi criado no Catumbi e desde bempequeno gostava de cantar no coro da igreja , assim como de participar de blocosde carnaval. Quando maiorzinho, ganhou um violão e aprendeu tocar.Gostava de bossa-nova e de rock’ n’ roll. Começou a se apresentar no Beco dasGarrafas, onde conheceu cantores e músicos ligados à bossa-nova. Foi ouvidopor um produtor que gostou dele e logo saiu seu primeiro compacto: “Mas,que Nada”e “Por Causa de Você, Menina”. Foi em 1963. No mesmoano lançou seu LP:”Samba Esquema Novo”. Viajou então para os EstadosUnidos e lá várias de suas canções fizeram sucesso, entre elas: “Zazueira”;”Mas, que Nada”: e “Nena Naná”.Já no Brasil, na era dosmusicais, participou do programa:”Fino da Bossa”, do “JovemGuarda”; do “Divino Maravilhoso”. Em 1969 lançou:”CadêTeresa”; “País Tropical”; “Que Maravilha”.”Charles Anjo 45″; “Fio Maravilha”. Com esta últimamúsica, ganhou o Festival de 72. A música foi cantada por Maria Alcina. Em 74,Jorge Ben lançou “A Tábua da Esmeralda” e em 76, “ÁfricaBrasil”.
Na década seguinte, dedicou-se a divulgar sua música no exterior. Aovoltar para o Brasil, mudou seu nome para Jorge Benjor. Sua música:”Chamao Síndico”estourou nas paradas. Tornou-se verdadeira febre. Sem perder seusuingue, suas músicas ficaram mais pops. Trazendo muito do soul e do funkamericanos, e ainda com influências árabes e africanas, que vieram através desua mãe, nascida na Etiópia, suas músicas ficaram muitoapreciadas e foram muitas vezes regravadas.

O acústico MTV, de 2002, trouxe Jorge Benjor tocando violão. Foram dois álbuns, com músicas , como:”Jorge daCapadócia”; “O Vendedor de Bananas”; “Comanche”;”O Circo Chegou”; “O Namorado da Viúva”. É a Banda do ZéPretinho quem comanda a festa e no CD 2, surgem os seus clássicos maistradicionais. Em 2004, Jorge lançou seu trigésimo primeiro álbum, o primeiro com canções inéditas desde 1995, chamado “Reactivus Amor Est – Turba Philosophorum”. E em 2007, lançou “Recuerdos de Assunción 443”.

Jorge Benjor tornou-se um cantor eum artista muito apreciado também pelo público jovem, que gosta de seu suinguee de seu gingado e lota os auditórios, onde ele se apresenta. O cantorconquista a todos.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação