MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOELMIR BETING


Joelmir Beting nasceu em Tambaú,interior de São Paulo, em 21 de dezembro de 1936.

Teve uma infância difícil echegou a ser boia-fria, aos sete anos de idade. Quando fez 19 anos,transferiu-se para São Paulo, e conseguiu estudar. Rapaz muito inteligente esagaz, entrou na USP, Universidade de São Paulo, e cursou sociologia. Foisempre muito bem nos estudos e teve como colegas de turma, pessoas de gabaritocomo Ruth Cardoso, Francisco Weffort.

O jovem Joelmir, porém, gostava dojornalismo e começou cedo na carreira.Foi inicialmente jornalista esportivo,tendo trabalhado nos jornais “O Esporte”;e “DiárioPopular”. Depois, em 1962, já homem feito,passou para o jornalismoeconômico, ao qual se dedicou para sempre e onde teve muito êxito, graças asua inteligência e criatividade. Criou bordões, frases de efeito e umalinguagem própria e simplificada, em lugar do “economês”, própriode quase todos os economistas e que não era entendido pelo público em geral.Essa foi a graça e o sucesso de Joelmir Betting.

Em 1966, foi contratado pelojornal “Folha de São Paulo”. No começo lançou a editoria deAutomóveis. Depois passou a ser editor de Economia. Lançou uma coluna diáriaem 1970. Foi nessa época que criou as frases:”Quem não deve, nãotem”; “Na prática , a teoria é outra”, etc. Ao mesmo tempo emque escrevia para a Folha, começou a participar de programas de rádio e detelevisão. Participou, por muitos anos, dos telejornais da Rede Globo deTelevisão, na qual permaneceu de agosto de 1985 a julho de 2003.

Foi ele quecomandou o primeiro debate entre candidatos às eleições presidenciais, na TVBandeirantes. Também, quando da explicação despreparada de Zélia Cardoso deMello e Ibrahim Eris, sobre o trágico Plano Collor, Joelmir Beting, LilianWitte Fibe e Paulo Henrique Amorim, mostraram toda sua classe e deixaram osentrevistados com dificuldades, por se mostrarem mais argutos e preparados. E atransmissão foi em rede nacional, o que alavancou o nome dos três jornalistasàs alturas.

Foi dele também a criação da frase:”Gol de Placa”, emhomenagem a um gol feito no Maracanã, por Pelé, num jogo contra o Fluminense.A expressão pegou e passou a significar o “melhor dos gols”.

A partir de 2003, Joelmir Beting esteve naRede Bandeirantes de Televisão, como comentarista econômico do “Jornalda Band”. Também participava do”Jornal Gente” e do “Jornal Três Tempos”, na Rádio Bandeirantes e do :”Beting & Beting”,ao lado de seu filho Mauro Beting, no canal BandSports.Fazia ainda comentários no “Primeiro Jornal”, da TV Bandeirantese para o canal BandNews.

Joelmir Beting teve dois filhos:Gianfranco Beting, publicitário e Mauro Beting, jornalista e comentaristaesportivo.

O ponto alto de Joelmir Beting sempre foi suaforte inteligência e facilidade de traduzir o mundo da economia para o grande público.

Faleceu em 29 de novembro de 2012, aos 75 anos, em São Paulo.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação