MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOÃO ROBERTO KELLY


Joao Roberto Esteves Kelly nasceu no Rio de Janeiro em 24 de junho de 1938.

Pianista talentoso, se formou em Direito mas aos ser apresentado ao cronista Leon Eliachar topou musicar um espetáculo de teatro que foi a revista “Sputinik no Morro” e que estrou em 1957 no Teatro Jardel, no Rio de Janeiro.

Tocou nos principais palcos brasileiros. Compositor inspirado, influenciado pelo mestre Custodio Mesquita, escreveu marchinhas imortais como “Cabeleira do Zezé”(escrita juntamente com Roberto Faissal), lançada pelo cantor Jorge Goulart em 1963 e até hoje cantada em salões carnavalescos pelo Brasil afora.

Na década de 1960 começou a aparecer como compositor após Elza Soares e Elizeth Cardoso gravarem suas composições. Em 1963 foi para TV Excelsior para cuidar das aberturas de programas,  e o mais famoso deles foi “Times Square”.

Também trabalhou no programa “My Fair Show”, com direção de Carlos Manga e de Maurício Sherman. Ingressou na TV Rio em 1965, onde musicou o programa “Praça Onze” e  passou a produzir e apresentar os programas “Noites Cariocas” e “Musikelly”, onde ele recebia os grandes nomes da nossa música e promovia concursos  como o da “Garota de Ipanema”.

Em 1966, na TV Globo, apresenta os programas “Alegro” e “Espetáculos Tonelux”.  No ano seguinte lança sua marchinha “Colombina iê-iê-iê”, um grande sucesso no carnaval daquele anos.

Na década de 1970, voltou para a TV Rio e apresentou o programa “Rio Dá Samba”, que ficou doze anos no ar. Também produziu shows em casas noturnas e excursionou pelo País  com o espetáculo “Rio Dá Samba – Kelly e suas mulatas”. 

Na década de 1990 comandou um programa musical no Canal 5 da TV a Cabo e dirigiu e atuou no programa “Fama” na Rede Brasil.

Em 2005 ele apresentou o programa “Botequim do Samba” na TVN, canal 30 da NET na cidade de Niterói. Também produziu e apresentou programas musicais na TV Educativa do Rio de Janeiro .

Também foi gravado por grandes nomes da canção brasileira como Helena de Lima, Dalva de Oliveira, Doris Monteiro, Cyro Monteiro, Emilio Santiago e até Elis Regina.

Viúvo da Rainha do Rádio Julie Joy, João Roberto Kelly é um dos grandes nomes da história da televisão brasileira.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação