MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOÃO PAULO ADOUR


João Paulo Adour da Câmara nasceu no Rio de Janeiro em 07 de novembro de 1940.
A carreira como ator começou no Cinema em 1967, em um pequeno papel no filme “Cara a Cara” com direção de Julio Bressane, e no ano seguinte ele esteve em “As Sete Faces de um Cafajeste“.
Mas a sus carreira como ator e como galã iria acontecer mesmo na Televisão, onde estreou em 1969, na TV Tupi do Rio de Janeiro, na novela “Um Gosto Amargo de Festa”, ao lado dos também novatos Carlos Vereza, Renata Sorrah e Pepita Rodrigues. Na novela escrita pelo também ator Cláudio Cavalcanti ele viveu o personagem Henrique e foi dirigido por Ítalo Rossi e Mário Brasini.
Fez sucesso na novela e foi contratado pela TV Globo em 1969, estreando em “A Ponte dos Suspiros”, não saindo mais da emissora, onde fez 14 novelas até 1984.  Entre seus maiores sucessos estão; “Assim na Terra Como no Céu”; “Selva de Pedra”; “O Bem Amado”, onde viveu Cecéu Paraguaçu, o filho do prefeito Odorico; “Gabriela” no papel do dentista dr. Osmundo; “Dona Xepa”; “Olhai os Lírios do Campo”; “As Tres Marias” e “Corpo a Corpo”.
No Teatro esteve no elenco da peça de Sergio Viotti, “Vamos Brincar de Amor em Cabo Frio”.
Encerrou sua carreira como ator na TV Manchete, no elenco da novela “Novo Amor” de Manoel Carlos, em 1986.
João Paulo Adour faleceu na cidade do Rio de Janeiro, vitimado por um infarto, aos 77 anos de idade, em 03 de setembro de 2018.
 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação