MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOÃO MIGUEL


O ator João Miguel nasceu em 1 de janeiro de 1970, na cidade de salvador , capital baiana.

Começou sua carreira ainda menino. Estava com nove anos de idade, quando participou do programa: “Bombom Show”, de Nonato Freire. Com 13 anos, fez uma peça de teatro, como ator principal, que foi:” A Viagem de Um Barquinho”. Depois passou a trabalhar em circo. Gostava tanto do que fazia, que junto a outras crianças, apresentou peças em escolas, hospitais públicos. favelas, cidades do interior da Bahia, etc.

Aos 17 anos foi para o Rio de Janeiro e foi estudar teatro na CAL- Casa das Artes de Laranjeiras. Ali conheceu Luiz Carlos Vasconcelos, ator e diretor do “Grupo Piolim”. Em seguida João Miguel foi para João Pessoa, onde se aperfeiçoou no trabalho circense Depois acompanhou Luiz Carlos Vasconcelos , por todo o Brasil e o mundo, fazendo a peça: ” O Vau da Sarapalha”. Depois , fez o monólogo: ” O Bispo”, trabalho que o consagrou e lhe rendeu vários prêmios. Foi, em seguida, convidado para fazer o filme: “Aspirinas e Urubus”, com o qual ganhou prêmios, inclusive no Festival de Cinema de Cannes, como Melhor Ator.

Tendo já participado de mais de 15 filmes de longa metragem, João Miguel é hoje considerado um dos melhores atores do Brasil.

Em televisão, começou em 2002, fazendo: ” Pastores da Noite”. Em 2005, fez, na Rede Globo: ” Carandiru e Outras Histórias”. Em 2007, fez a minissérie: ” Amazônia, de Galvez a Chico Mendes”, ” Te Quiero América”, ” A Grande Família” e ” Antônia”. Em 2008, fez: ” Casos e Acasos” e ” Ó Paí Ó”. Em 2009: ” O Louco dos Via- Dutos”. Em 2011, a novela: ” Cordel Encantado” e o seriado “Força Tarefa”. Em 2013, a microssérie “O Canto da Sereia”. Em 2014, o seriado “A Teia”. E em 2015, o seriado “Felizes para Sempre?”.

Em cinema, fez: Em 2005: ” Eu Me Lembro”, ” Cidade Baixa”,” Cinema, Aspirinas e Urubus”. Em 2006, fez: “O Céu de Suely”. Em 2007: ” Mutum ” e ” Estômago”. Em 2009: ” Hotel Atlântico” e Bonitinha mas Ordinária” Em 2010: ” Jardim das Folhas Sagradas”.Em 2012, “Xingu” (que foi exibido como minissérie na TV Globo”. E em 2013, “Gonzaga – de Pai para Filho” (que também foi exibido como minissérie na Globo).

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação