MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOÃO GILBERTO


João Gilberto Prado Pereira de Oliveira é o nome completo do compositor e cantor João Gilberto,que é considerado o criador do rítmo bossa nova. Ele nasceu na Bahia, na cidade de Juazeiro, em 10 de junho de 1931. Aos 14 anos ganhou um violão, do qual nunca mais se separou. E adorava ouvir músicas americanas, tendo preferência por Duke Ellington e Tommy Dorsey e brasileiras, tendo admiração por Dorival Caymi e Dalva de Oliveira.Aos 18 anos ele se transferiu para a capital Salvador, para ser cantor de rádio. Em 1950 foi para o Rio de Janeiro e ingressou no grupo: ” Garotos da Lua”. Mas sua indisciplina lhe trouxe dificuldades e ele teve uma vida meio marginalizada, pois sua idéia fixa era criar uma nova forma de se expressar com o violão, seu companheiro de estimação. Conheceu então Tom Jobim, pianista ligado tanto à musica clássica, quanto à música popular. Foi da união dos dois que nasceu a bossa nova.

A técnica foi inventada por João Gilberto, e é uma forma simplificada e ao mesmo tempo sofisticada do samba. E a forma de cantar também foi modificada, tendo um tom de voz uniforme, com voz emitida sem vibrato. A intenção é eliminar qualquer imperfeição, até mesmo a respiração do cantor.

João Gilberto gravou em 1951, o 78 rpm: ” Quando Você Recordar” e ainda: ” Anjo Cruel/Sem Ela” Em 52, gravou:” Quando Ela Sai / Meia Luz”. Em 58: ” Chega de Saudade”, que foi grande sucesso. Em 58 gravou ainda: ” Desafinado”, marco de sua carreira. Em 60 gravou: ” O Amor, o Sorriso e a Flor”. Em 61: ” João Gilberto”.E ainda, pela Capitol: ” Brazil’s Brillant João Gilberto”.Em 62:” João Gilberto Cantando as Músicas do Filme Orfeu do Carnaval”. Pela Atlantic: ” Boss Of The Bossa Nova”. E ainda, pela Audo Fidelity: ” Bossa Nova At Carnagie Hall”.Foi em 62, que João Gilberto , já tendo internacionalizado a bossa nova, a convite de Stan Getz, e na companhia de Tom Jobim, colaborou naquele que ficou sendo um dos melhores álbuns de jazz de todos os tempos, que foi o ” Getz-Gilberto”, pela Verve.Com esse álbum,Astrud Gilbert, esposa de João Gilberto à época, se tornou estrela internacional, e a composição de Tom Jobim: ” Garota de Ipanema”, em sua versão em inglês: ” The Girl From Ipanema”, tornou-se um sucesso mundial.

Em 65, o cantor gravou: ” Herbie Mann / João Gilberto”, pela Atlantic. E em 66, ” Herbie Mann /João Gilberto- Vol. 2″. Em 1970, gravou na Orfeon: ” João Gilberto em ´Mexico”. Em 70, pela Philips: “João Gilberto”. Em 73, pela Polydor: ” João Gilberto”. Em 76, pela CBS: ” The Best Of Two Words”. Em 77, pela Warner/WEA: “Amoroso”,e ainda, no mesmo ano: ” Gilberto and Jobim”. Em 80, pela WEA: “João Gilberto Prado Pereira de Oliveira”. Em 81: ” Brasil”. Em 85, pela EMI/Odeon: ” Interpreta Tom Jobim” e ” Meditação”. Em 86: ” Live At The 19th Montreaux Jazz Festival”. Em 87, pela Elektra: ” O Mito”. Em 90, pela Word Pacific:” Le Legendary João Gilberto”. Em 91, pela Polygram: ” João” e pela Polydor: ” João”. Em 94, pela Epic/ Sony: “Eu Sei Que Vou Te Amar”.Em 2000, gravou pela Universal/Mercury: ” João Voz e Violão”. Em 2002, pela EGEA: ” João Gilberto in Tokyo”.

João Gilberto teve sempre a fama de excêntrico,e mal humorado, mas o que ele é fundamentalmente é perfeccionista, não admitindo por isso um cochicho do espectador, um som de telefone, um ruído do público.

E o que ele faz, numa situação assim, é simplesmente se retirar de cena. Faz, porém, apresentações, que ainda que cada vez mais esporádicas, são bastante procuradas pelos fãs, que o consideram um gênio.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação