MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JACQUELINE MYRNA


Jacqueline Myrna nasceu em 4 de dezembro de 1944, em Bucareste na Romênia. Veio para o Brasil na adolescência, e aqui entrou para a carreira artística na televisão, onde fez sucesso em programas humorísticos. Fez também teatro e cinema.

Sua estreia nas telas foi pelas mãos do fotógrafo, produtor e cineasta ucraniano radicado no Brasil Konstantin Tkaczenko, com quem atuou em três filmes: “Isto É Streap-tease”, “Superbeldades” e “Amor na Selva” – esse último co-dirigido por Ruy Santos. Nos anos 60, pleno de efervescência em várias áreas, Jacqueline Myrna, uma das mais belas atrizes daquele momento, se tornou um símbolo, uma celebridade.

Em Araraquara, no interior de São Paulo, ficou famosa graças a pronúncia afrancesada da atriz no humorístico “Praça da Alegria” onde ela chamava a cidade de “Arrarraquarra!”. Além de participar de vários programas, atuou na novela “A Indomável”, de Ivani Ribeiro, em 1965, na TV Excelsior, em São Paulo. Belíssima, Jacqueline não poderia mesmo ter ficado de fora da galeria de Walter Hugo Khouri, o cineasta que filmou algumas das mais belas e desejadas atrizes brasileiras.

Ela esteve em “As Cariocas”, de 1966, pelo qual recebeu o prêmio Governador do Estado. E em “As Amorosas”, de 68, ao lado de Paulo José. Jacqueline seguiu sua carreira cinematográfica até o início dos anos 70. Atuou no único filme brasileiro do cineasta e produtor egípcio Gino Palmisiano, “A Desforra”. E filmou com Fernando de Barros, Carlos Coimbra, Pedro Carlos Róvai e Braz Chediak. Seu filme mais recente é de 71: “As Confissões de Frei Abóbora”.

Nos anos 60, eternizou o bordão “Brasileiro é tão bomzinho”, com sotaque francês.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação