PRÓ-TV


IVANI RIBEIRO


O nome de Ivani Ribeiro é Cleyde de Freitas Alves Ferreira. Ela nasceu em Santos, litoral paulista, em 20 de fevereiro de1920. Fez Escola Normal em Santos e mudou-se para São Paulo para cursar faculdade de Filosofia. Tinha no rádio sua meta de trabalho. Conseguiu uma oportunidade na Rádio Educadora, para ser interprete de canções folclóricas e sambas,sendo alguns de sua autoria. Criou o programa:”As Mais Lindas Cartas de Amor” e o “Teatrinho da Tia Chiquinha”. Radiofonizou filmes famosos e atuava como redatora e radioatriz. Tornou-se célebre, poissuas novelas faziam muito sucesso já no rádio.

Quando foi inaugurada a TV Tupi, fez a série: “Os Eternos Apaixonados”. Em 1963 escreveu a novela: “Corações em Conflito”, uma adaptação de um sucesso radiofônico. Ainda para a TV Tupi escreveu: “Alma Cigana” e “A Gata”,’novelasde muito aceitação popular. Ivani Ribeiro passou então para a TV Excelsior e aí o sucesso foi ainda maior.. Fez as novelas: “A Moça que Veio de Longe”; “A Outra Face de Anita”; “Onde Nasce a Ilusão ; “A Indomável”; “Vidas Cruzadas”; “A Deusa Vencida; “Almas de Pedra”; “Anjo Marcado”; “As Minas de Prata”; “Os Fantoches”; “O Terceiro Pecado”; “A Muralha”; “Os Estranhos”; “A Menino do Veleiro Azul”; “Dez Vidas”. Essa foi a época de ouro da TVExcelsior. Mas a emissora foià falência e Ivani voltou para a TVTupi, onde ela ficou mais 10 anos. Foram seus trabalhos: “As Bruxas”; “O Meu Pé de Laranja Lima”; “A Selvagem”; “Nossa Filha Gabriela”. Intercalou um trabalho para a TV Record: “O Leopardo”. E novamentefez para a Tupi: “Camomila e Bem-me-Quer”; “Mulheres de Areia”;( primeiraversão, tendo Eva Wilma no papel das irmãs gêmeas);“O Machão”; “Os Inocentes”; “A Barba Azul”; “A Viagem”. Foi novamente para a TV Record, onde fez: “O Espantalho”. E ainda para a TV Tupi: “O Profeta”; “Aritana”.

Escreveu então para a TV Bandeirantes: “A Deusa Vencida” – remake, “Cavalo Amarelo”, “Os Adolescentes”. E finalmente emprestou seu talento à TV Globo, com: “Final Feliz”; “Amor com Amor se Paga”; “A Gata Comeu”; “Hipertensão”; “O Sexo dos Anjos”; “Mulheres de Areia” – remake; “A Viagem” – remake; “Quem é Você”, que foi ao ar após sua morte.

Ivani Ribeiro foi uma autora que consagrou alguns artistas, como: Eva Wilma, em Mulheres de Areia. Moça morena e bonita, ainda estava no rádio, quando se casou com o colega Dárcio Ferreira,que era locutorde rádio e era advogado, com quem viveu toda a vida .

Ivani Ribeiro, tida por muitas como a melhor roteirista detelevisão de todos os tempos, faleceu a 17 de junho de 1995, aos 73 anos.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais