MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


IVAN SETTA


Ivan Setta nasceu no Rio de Janeiro, em 1º de fevereiro de 1946.

O ator começou no Teatro, fazendo peças infantis no Teatro Tablado, sob a direção de Maria Clara Machado. Foi atuando nos palcos que ele, com o passar dos anos, descobriu sua vocação de dramaturgo também, e escreveu, junto com a irmã, a também atriz Vera Setta, a peça “Verbenas de Seda”.

No Cinema, o ator fez perto de vinte filmes. Começou em 1967, trabalhando na comédia “A Espiã Que Entrou Numa Fria”. Em 1970, fez “A Dança das Bruxas”; “Anjos e Demônios”; “Pais Quadrados, Filhos Avançados” e atuou também com destaque em “As Aventuras Amorosas de um Padeiro”; “A Extorsão”; “Lúcio Flávio, O Passageiro da Agonia”; “Se Segura, Malandro”; “A Dama do Lotação”; “Um Sedutor Fora de Série”; “O Mágico e o Delegado”; “Além da Paixão”; “Fulaninha”; ”Romance da Empregada”; “Corpo em Delito”; “Sombras de Julho” e “Tiradentes”.

Na Televisão, ele começou em 1974, na Rede Globo, na novela “O Rebu” e ainda participou das novelas “Senhora”;  “Saramandaia” e “Sem Lenço, Sem Documento”. Em 1978, fez “Sítio do Picapau Amarelo” e o programa de humor “Viva o Gordo”. Em 1979, esteve na novela “Feijão Maravilha” e de 1982 a 1986, fez várias participações em ”Os Trapalhões”.

Ivan Setta também atuou nas minisséries “Bandidos da Falange”; “Padre Cícero”; “Meu Destino É Pecar” e “Grande Sertão-Veredas”, além da novela “Roque Santeiro”, todos esses trabalhos na TV Globo.

Em 1987, o ator foi para a TV Manchete e fez lá as novelas “Corpo Santo”; “Olho Por Olho” e “Kananga do Japão”, além da minissérie “Escrava Anastácia”. Voltou para a TV Globo e em 1990, fez a novela “Araponga”, e dois anos depois as minisséries “Tereza Batista” e “Sex Appeal”.

Novamente na TV Manchete, fez em 1993, a novela “Guerra Sem Fim” e a minissérie “O Marajá”. Em 1994, na TV Cultura, participou do seriado “Confissões de Adolescente”, e depois voltou para a Manchete para atuar na novela ”Mandacaru”. Seu último trabalho na TV foi em 2000, na minissérie “Aquarela do Brasil”, na TV Globo.

Ivan Setta faleceu de câncer generalizado, na cidade do Rio de Janeiro, em 6 de abril de 2001, aos 55 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação