MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


IVAN LINS


Ivan Guimarães Lins nasceu no Rio de Janeiro, no bairro de Copacabana, em 16 de junho de 1945.

Filho de militar ele começou na música como trompetista na banda do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Se forma em engenharia química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mas na mesma época começa a tocar em bares da Tijuca, bairro onde cresceu.

Surge como compositor no 1º Festival Universitário da Canção da TV Tupi, em 1968 com uma música defendida pelo veterano Ciro Monteiro. Em 1970, sua composição “O Amor é o Meu País” fica em segundo lugar no 5º Festival Internacional da Canção, o FIC.

Um dos mais gravados compositores brasileiros, como cantor já gravou 45 discos e se projetou nacionalmente apresentando o premiado programa musical “Som Livre Exportação”, ao lado da “pimentinha” Elis Regina, na TV Globo em 1970.

No mesmo ano recebeu o Troféu Imprensa como o Melhor Compositor de Televisão daquele ano pelo sucesso “Madalena” em parceria com Ronaldo Monteiro de Souza, celebrizado por Elis Regina e tema de novela da TV Globo.

Sua parceria com Vítor Martins se torna frequente em meados dos anos 1970 e juntos compõem grandes sucessos como “Abre Alas”; “Aos Nossos Filhos”; “Somos Todos Iguais Nesta Noite”; “Desesperar Jamais” e “Começar de Novo”.

Gravado por ícones da música mundial como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Sting,  Michel Legrand, George Benson e Barbra Streisand, ele foi casado com a atriz e cantora Lucinha Lins e tem dois filhos, um deles o também cantor e ator Cláudio Lins.

No início dos anos 1980 ele cria arranjos com o produtor americano Quincy Jones e com as músicas “Dinorah, Dinorah” e “Velas Içadas”,  ganham o Grammy na categoria melhor arranjo instrumental em 1981 e 1982.

Com o parceiro Vítor Martins funda a gravadora Velas, em 1991, com o objetivo de lançar novos talentos. É indicado ao Prêmio Grammy em 1997 e em 2000, e em 2005, conquista o Grammy Latino nas categorias melhor álbum do ano e melhor álbum de música popular brasileira, pelo CD, “Cantando Histórias”.

Volta a receber o Grammy Latino em 2009 com “Ivan Lins & The Metropole Orchestra” na categoria melhor álbum de música popular brasileira.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação