MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


IVAN CÂNDIDO


Ivan Cândido da Silva nasceu em 21 de dezembro de 1931, na cidade do Rio de Janeiro.

Ele começou sua carreira de ator no Teatro em 1957 com o espetáculo “O Dilema do Médico” e até chegar ao Cinema e a TV, atuou nos palcos em “O Telescópio”; “Pedro Mico”; “A Jóia”; “Arsênico e Alfazema”; “Boca de Ouro” e “A Vida Impressa em Dólar”.

Chegou ao Cinema em 1963, na versão de Nelson Pereira dos Santos para “Boca de Ouro”, interpretando o personagem Caveirinha.  Encontrou na tela grande a oportunidade de trabalhar em um filme atrás do outro e teve papéis de destaque em sucessos do nosso  Cinema como “Os Fuzis”, de Ruy Guerra; “A Falecida”, de Leon Hirszman; “Maria Bonita, Rainha do Cangaço”, de Miguel Borges; “A Cartomante” e “Fogo Morto”, nos dois dirigido por Marcos Farias; “O Último Malandro” e “Pecado na Sacristia”, ambos de Miguel Borges; “Lúcio Flávio – O Passageiro da Agonia”, de Hector Babenco; “Barra Pesada” de Reginaldo Faria; “Pra Frente Brasil”, de Roberto Farias; “Luz del Fuego”, de David Neves; “Tensão no Rio” de Gustavo Dahl e “Pedro Mico” de Ipojuca Pontes.

Sua última atuação no Cinema foi em “Zuzu Angel”, de Sérgio Rezende, em 2006, vivendo um capelão. Foi premiado no Festival de Cinema de Gramado em 1978, como melhor ator coadjuvante por seu trabalho como Bechara em “Lúcio Flávio, O Passageiro da Agonia”.

Ivan teve um longo currículo na Televisão, onde chegou em 1964, na TV Tupi, para participar do “Grande Teatro Tupi“.  Em 1970, foi contratado pela TV Globo, e lá atuou em novelas, séries e minisséries: “Irmãos Coragem”; “O Homem Que Deve Morrer”;  “Selva de Pedra”; “Pecado Capital”; “O Casarão”; “Dancin’ Days”; “Pai Herói”; “Água Viva”; “Elas Por Elas”; “Meu Destino é Pecar”; “”Tenda dos Milagres”;  “Roda de Fogo”; “Fera Radical”; “O Salvador da Pátria”; “Rainha da Sucata”; “A,E,I,O…Urca”; “Lua Cheia de Amor”; “O Dono do Mundo”; “Anos Rebeldes”; “Agosto”; “Pátria Minha”; “Incidente em Antares”; “Hilda Furacão”; “Labirinto”; “Suave Veneno”; “Senhora do Destino”; “A Lua Me Disse” e “JK”.

A única vez que trabalhou na TV fora da TV Globo foi em 1985, quando esteve à frente do elenco do seriado “Tamanho Família”, escrito por Geraldo Carneiro, Mauro Rasi, Miguel Falabella e Vicente Pereira.

Ivan Cândido era viúvo desde 2008 e faleceu em 31 de maio de 2016, na cidade do Rio de Janeiro, aos 84 anos de idade, vitimado por uma pneumonia.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação