MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ITÁLIA FAUSTA


Fausta Polloni nasceu na cidade de São Paulo, no Bairro do Brás, em 12 de janeiro de 1883.

Nome bastante importante do Teatro Brasileiro do ínicio do Século XX, ela começou ainda criança em espetáculos amadores.

Adotou o nome artístico de Itália Fausta e entra para a Companhia de Teatro de um casal de portugueses, Lucinda Simões e Cristiano de Souza, e com eles se apresenta em Portugal por alguns anos.

Volta ao Brasil com muita experiência e participa do Teatro da Natureza, um empreendimento ao ar livre no Bairro de Santana, em São Paulo, capaz de abrigar mais de 10 mil espectadores. Itália Fausta se destaca por apresentar peças clássicas como “Orestes”; “Antígone”; “O Rei Édipo” e “A Ré Misteriosa”.

No Rio de Janeiro, funda a sua propria Companhia Teatral nos anos 1920, que lançou atores como Sadi Cabral e diretores como Graça Mello, e realizou trabalhos marcantes em espetáculos como “Romeu e Julieta”; “O Morro dos Ventos Uivantes”; “A Gioconda” e “O Grande Industrial”.

Participou também do Teatro Popular de Arte (TPA), entre 1948 e 1949, organizado pelo seu sobrinho, o ator e produtor teatral Sandro Polloni, que foi casado com a atriz Maria Della Costa, em São Paulo.

Foi considerada a grande dama do teatro brasileiro nas décadas de 1930 e 1940, e faleceu no Rio de Janeiro, em sua casa no Bairro de Santa Teresa, em 28 de abril de 1951, aos 68 anos de idade.

Itália Fausta teve o seu corpo transladado para a cidade de São Paulo, onde foi  sepultada no Cemitério da Consolação.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação