PRÓ-TV


IRIS LETTIERI


Iris Littieri nasceu no Rio de Janeiro, em 26 de agosto de 1941. Ela é locutora. Já atuou como cantora, como atriz e como modelo. Depois de atuar em emissoras de televisão, passou a ser “ A Voz do Aeroporto”, pois seu estilo é marcante, delicado e próprio para os aeroportos. Dizem que acalma os passageiros.

Seu pai foi locutor da Rádio Cruzeiro do Sul, do Rio e sua mãe, professora de piano, teoria, harmonia, canto e dicção. A menina Iris, que era filha única, começou em rádio,como locutora, no final dos anos 50. E depois passou para a TV Tupi, do Rio de Janeiro. Em seguida entrou para os telejornais, pois consideravam sua voz ótima. Fez locução no telejornal” Perspectiva” e depois na “Rede Tupi de Notíciais”.

Em1983, foi para a TV Manchete, que em principio ia ao ar só por três horas. Junto com a colega Jacyra Lucas, Iris apresentava noticiais de cultura e entretenimento.

Em 1984, passou a apresentar: “ Manchete Panorama”, que ia antes do “ Manchete Esportiva”. Depois o “ Jornal da Manchete” se desmembrou. E no ano de 85, foi extinto. Iris Lettieri passou a apresentar o “ Programa de Domingo”, sempre na Rede Manchete.

Foi quando Iris foi convidada para ser: “ A Voz do Aeroporto”. E ela faz isso desde a década de 70. Os Aeroportos Internacionais do Rio de Janeiro (Galeão ou Antônio Carlos Jobim) e de São Paulo( Congonhas) e ainda outros, contam com a voz inconfundível de Iris. Seu timbre de voz passa tranquilidade e dizem, até sensualidade. É aveludada e inconfundível. Ela diz que treinou para fazer essa voz e agradar a todos.

A imprensa internacional já entrevistou Iris por várias vezes.

E houve até abuso, pois o conjunto musical norte americano “ Faith No Moreincluiu”, sem a permissão dela, colocou sua voz na faixa musical: “ Crack Hitler”. Iris Lettieri processou o grupo.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais