PRÓ-TV


INGRA LIBERATO


Ingra de Souza Liberato é o nome completo da atriz Ingra Liberato. Ela nasceu na cidade de Salvador, capital da Bahia, em 21 de setembro de 1966. Filha de cineastas, Ingra estreou em cinema aos sete anos de idade, no curta metragem ” Ementário”, dirigido por seu pai Chico Liberato, com roteiro de sua mãe Alba Liberato. Começou, porém, a estudar dança, de que gostava muito. Em 1989, Ingra participou da novela: ” Tieta”, na Rede Globo de televisão.

Em 1990, Ingra Liberato foi descoberta por Jaime Monjardim, que a colocou na novela que fez muito sucesso: ” Pantanal”, na Rede Manchete de Televisão. Além de descobri-la como atriz, o diretor se apaixonou por ela e eles viveram juntos cinco anos. Em seguida a “Pantanal”, Ingra estrelou ” Ana Raia e Zé Trovão”, na mesma emissora, novela que tinha a novidade de ser gravada cada pedaço em um canto do Brasil. Isso lhe dava um cunho bem original, mas era muito cara. Depois a atriz fez, na mesma emissora: ” O Canto das Sereias”. Voltou à Globo e fez, em 1990: ” Meu Bem , Meu Mal”. Em 1994, fez : ” Quatro Por Quatro”. Em 95, a minissérie: ” Decadência”. Em 97, a novela: ” A Indomada”. Em 1999, passou para a Rede Record e fez: “Louca Paixão”. Em 2001, na Globo, fez: ” O Clone”. Em 2005, na Record: ” Essas Mulheres”; Em 2007: “Coração Navegador”, na TV JB. Em 2008 fez: ” Os Mutantes- Caminhos do Coração”. E em 2012, ainda na Record: “Balacobaco”.

Em cinema, Ingra tem uma carreira profícua. Depois de” Ementário ” fez em 1997: ” O Cangaceiro”. Em 99: “Dois Córregos”.Em 2000, fez o curta: ” Você Sabe Quem” e ” Eu Não Conhecia Tururu”. Em 2001:” 3 Histórias da Bahia” e ” Sonhos Tropicais”. Em 2005: ” As Vidas de Maria” . Em 2007: ” Valsa Para Bruno Stein”. Em 2008: ” Sonho Lúcido”.Fez ainda: ” O General”.

Em teatro, Ingra Liberato fez: ” Inimigas Íntimas”.

`Por todos esses trabalhos, Ingra Liberato recebeu vários prêmios. Em 1999, recebeu o Prêmio de Melhor Atriz no 7º Festival de Cuiabá- por ” Dois Córregos”. Em 99 ainda: Melhor Atriz no 3º Festival de Santa Maria da Feira, em Portugal, por ” Dois Córregos”. E em 2007;: Melhor Atriz, no 35º Festival de Gramado por “Valsa Para Bruno Stein”.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais