MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


IARA JAMRA


Iara Ferreira Jamra nasceu na capital paulista em 31 de outubro de 1955.

Ela é prima do diretor e ator Antônio Abujamra e do músico André Abujamra.

Foi aluna de teatro do professor Flávio de Souza, em cursos que ele ministrava no ” Pod Minoga”, juntamente com Carlos Moreno, Beto de Souza, Dionísio Jacob e Mira Haar.Ela começou com esse grupo que fazia de tudo em teatro: texto, cenografia, artes plásticas. E ela nem pensava em ser atriz. Foi chamada por um diretor, gostou e ficou para sempre. Ela é atriz de televisão, teatro e cinema.

Em Cinema, começou em 1980, em: ” Asa Branca“. Em 87, fez “Besame Mucho ” e ” Brasa Adormecida”. Em 88: “ Dedé Mamata” e ” Fogo e Paixão”. Em 89: ” Festa”. Em 90: ” Beijo 2348/72″; Em 92: “Oswaldianas” e ” Sua Excia ,O Candidato”. Em 95: ” Eu Sei Que Você Sabe”. Em 97: ” Ed Mort”. Em 99: “No Coração Dos Deuses” e ” Por Trás do Pano”. Em 2002: ” Joana e Marcelo, Amor(quase) Perfeito”. E em 2007, “O Signo da Cidade”.

Em televisão, Iara Jamra começou em 1986, na Rede Globo, em: ” Selva de Pedra”. Em 88, fez na TV Bandeirantes:” Chapadão do Bugre” e na Globo: ” Vida Nova”. Em 89, na TV Cultura : “Ra-Tim-Bum” , na Globo:” Tieta” e na Band: ” O Cometa”. Em 92, novamente na Globo: ” Tereza Batista”. Em 93: ” Sex Appeal” e ” Olho no Olho”.Em 98, a minissérie: ” Hilda Furacão”. Em 2001: ” Roda da Vida”. Em 2002, participou do seriado: “Sai de Baixo”. Em 2004: ” Da Cor do Pecado”. Em 2005: ” A Lua Me Disse”. Em 2007, fez o seriado humorístico:” Zorra Total”. Em 2008, a novela:” Três Irmãs”. Em 2011, assina com o SBT, onde faz a novela “Corações Feridos”, que só foi exibida pela emissora no ano seguinte.

Em teatro Iara Jamra fez  “O Diário de Lory Lamb”; “Mãe é Karma”; “O Arthur”; “Socorro, que é Respeitadora” e “Cuidado, Garoto Apaixonado”. Sua presença em teatro ficou marcada principalmente quando fez a protagonista, por um ano, da peça de Marcos Caruso: “Trair e Coçar É Só Começar”.

Um fato trágico marcou a adolescência de Iara Jamra. Em 23 de abril de 1975, Fernando Noronha, que era à época namorado de Iara e três amigos foram brutalmente assassinados pela ROTA- Rota Ostensiva Tobias Aguiar. O caso foi fartamente noticiado nos jornais e é discutido no livro do jornalista Caco Barcelos, de nome “Rota 66”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação