PRÓ-TV


IARA JAMRA


O nome completo da atriz Iara Jamra é Iara Ferreira Abujamra. Ela é sobrinha do conhecido diretor e ator Antônio Abujamra e prima do músico André Abujamra. Ela nasceu em São Paulo, capital, em 31 de outubro de 1953. Foi aluna de teatro do professor Flávio de Souza, em cursos que ele ministrava no ” Pod Minoga”, juntamente com Carlos Moreno,Beto de Souza, Dionísio Jacob, Mira Haar.Ela começou com esse grupo que fazia de tudo em teatro: texto, cenografia, artes plásticas. E ela nem pensava em ser atriz. Foi chamada por um diretor, gostou e ficou para sempre. Ela é atriz de televisão, teatro e cinema.

Em cinema, começou em 1980, em: ” Asa Branca”. Em 87, fez:”Besame Mucho ” e ” Brasa Adormecida”. Em 88: ” Dedé Mamata” e ” Fogo e Paixão”. Em 89: ” Festa”. Em 90: ” Beijo 2348/72″; Em 92: “Oswaldianas” e ” Sua Excia ,O Candidato”. Em 95: ” Eu Sei Que Você Sabe”. Em 97: ” Ed Mort”. Em 99: “No Coração Dos Deuses” e ” Por Trás do Pano”. Em 2002: ” Joana e Marcelo, Amor(quase) Perfeito”. E em 2007, “O Signo da Cidade”.

Em televisão, Iara Jamra começou em 1986, na Rede Globo, em: ” Selva de Pedra”. Em 88, fez na TV Bandeirantes:” Chapadão do Bugre” e na Globo: ” Vida Nova”. Em 89, na TV Cultura : “Ra-Tim-Bum” , na Globo:” Tieta” e na Band: ” O Cometa”. Em 92, novamente na Globo: ” Tereza Batista”. Em 93: ” Sex Appeal” e ” Olho no Olho”.Em 98, a minissérie: ” Hilda Furacão”. Em 2001: ” Roda da Vida”. Em 2002, participou do seriado: “Sai de Baixo”. Em 2004: ” Da Cor do Pecado”. Em 2005: ” A Lua Me Disse”. Em 2007, fez o seriado humorístico:” Zorra Total”. Em 2008, a novela:” Três Irmãs”. Em 2011, assina com o SBT, onde faz a novela “Corações Feridos”, que só foi exibida pela emissora no ano seguinte.

Em teatro Iara Jamra fez: ” Elas São do Baralho”; ” O Diário de Lory lamb”;” Mãe É Karma”; ” O Arthur” “Socorro, que É Respeitadora”; “Cuidado, garoto Apaixonado”. Sua presença em teatro foi marcada principalmente quando fez a protagonista por um ano da peça de Antônio Caruso: ” Trair e Coçar É Só Começar”.

Um fato trágico marcou a adolescência de Iara Jamra. Em 23 de abril de 1975, Fernando Noronha, que era à época namorado de Iara e três amigos foram brutalmente assassinados pela ROTA_- Rota Ostensiva Tobias Aguiar. O caso foi fartamente noticiado nos jornais e é discutido no livro do jornalista Caco Barcelos, de nome: ” Rota 66″.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais